TCE reunirá prefeitos para discutir Regime Próprio de Previdência

Encontro na terça vai reunir gestores de 63 municípios do Piauí.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) reunirá na próxima terça-feira, 7 de março, os prefeitos e gestores dos 63 municípios que implantaram o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) no Piauí. O objetivo é informar e esclarecer os gestores sobre as novas regras e procedimentos que devem adotar em relação ao RPPS, a fim de solucionar problemas que ameaçam inviabilizar o sistema previdenciário nos municípios.

A reunião está marcada para as 9 horas, na Escola de Gestão e Controle (EGC). Os prefeitos e gestores estão sendo convocados pela Comissão Permanente de Fiscalização e Controle de RPPS, criada em outubro do ano passado para acompanhar o funcionamento do Regime Próprio de Previdência nos municípios piauienses. A presidente da Comissão, conselheira Lílian Martins, explica que a reunião tem por finalidade informar os prefeitos e gestores dos RPPS das novas regras e exigências criadas para a gestão da previdência dos municípios.

Uma dessas exigências é que os municípios devem informar na prestação de contas os parcelamentos e pagamentos do RPPS, sob pena de terem as contas bloqueadas.

“Vamos informar aos gestores sobre essas novas exigências, esclarecer a responsabilização deles e discutir de que forma podemos solucionar os problemas detectados na gestão do RPPS, como as dívidas que se acumulam nas prefeituras, e também como evitar novos problemas que possam comprometer a viabilidade do sistema”, explica ela.

Lílian Martins alerta que a comissão detectou que boa parte das prefeituras recolhe a contribuição dos servidores, mas não repassa os valores para o fundo previdenciário, que vai gerir os recursos e garantir o pagamento das aposentadorias dos servidores no futuro. O resultado são dívidas milionárias das prefeituras com o RPPS, que colocam em risco a própria viabilidade do sistema. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES