TCU suspende licitação para manejo de águas pluviais em Teresina

O certame tinha valor total previsto de R$ 70 milhões, onde seriam contratados serviços de engenharia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em processo relatado pelo ministro-substituto André Luís de Carvalho, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) de Teresina anule a licitação para manejo de águas pluviais. Nisso, como o certame se encontraria no estágio da análise de propostas, a Corte de Contas impôs para que o edital seja republicado com a planilha para estimativa de custos atualizada em relação aos preços do mercado e demais ajustes necessários.

Para adotar a medida, o Tribunal de Contas analisou que a licitação teve irregularidades e assim, deverá ser retomada. A suspensão acatou a representação formulada por um dos participantes do certame.

O certame tinha valor total previsto de R$ 70 milhões, onde seriam contratados serviços de engenharia para a execução da 1ª etapa das obras de manejo de águas pluviais do Sistema Polo Industrial Sul (Esplanada). Nesse âmbito, o TCU indica que as irregularidades encontradas se relacionam com o uso de múltiplas datas-bases na elaboração da planilha orçamentária da concorrência e com múltiplos valores de custos para o insumo de servente, além de data-base inicial não apropriada para o reajuste de preços.

O órgão foi contatado pelo TCU, mas não apresentou esclarecimentos adicionais. Para o Tribunal, o uso de múltiplas datas-bases no orçamento não seria recomendável, por prejudicar a medição do eventual desconto a ser obtido na licitação. Além disso, o tempo excessivo entre a estimativa de custos e a data das propostas é prejudicial, pois comprometeria a adequabilidade dos preços da licitação e o equilíbrio econômico-financeiro da decorrente contratação.

Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES