Telegram dispara mensagens contra PL das Fake News a usuários: “liberdade”

Movimento afronta decisões recentes do Poder Judiciário e critica governo em disputa por regulação das big techs

Telegram dispara mensagens contra PL das Fake News a usuários | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma semana depois da retirada de pauta do Projeto de Lei das Fake News em sessão plenária da Câmara dos Deputados, após derrota do governo, o aplicativo de mensagens instantâneas Telegram enviou uma mensagem aos seus usuários em sua própria plataforma, atacando o projeto em discussão.

De acordo com a mensagem enviada na tarde desta terça-feira (9), a empresa afirma que, caso seja aprovado, o projeto de lei imporia "censura" e "acabaria com a liberdade de expressão" no país. Segundo o Telegram, o texto “matará a internet moderna” se entrar em vigor com a redação dada pelo relator, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).

“O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2639/2929, que foi alterado recentemente para incluir mais de 20 artigos completamente novos que nunca foram amplamente debatidos”, diz a mensagem.

“Veja como esse projeto de lei matará a internet moderna se for aprovado com a redação atual. Caso seja aprovado, empresas como o Telegram podem ter que deixar de prestar serviços no Brasil”, continua a mensagem enviada pela rede social.

O Telegram enfrenta embate com a justiça brasileira, após não ter cumprido, segundo as autoridades, pedidos judiciais sobre identificação de usuários em grupos neonazistas na plataforma. Em uma das investigações da Polícia Federal, por exemplo, é apontado que um adolescente apontado como repsonsável por um ataque a escolas em Aracruz, no Espírito Santo, no ano passado, fazia parte de chats neonazistas através do Telegram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES