Temer retorna ao Brasil e assume a Presidência por cerca de 4 h

O vice-presidente da República estava em viagem oficial a Portugal. Dilma desembarca em Fortaleza por volta da 1h e retoma comando do país

Avalie a matéria:
Encontro do vice-presidente Michel Temer com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, nesta sexta (14) | José Barradas/Vice-presidência da República
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-presidente da República, Michel Temer, desembarcou no aeroporto internacional de Guarulhos (SP), por volta das 20h30 deste sábado (15), e assumiu, interinamente, o comando do país. Temer se manterá à frente da Presidência da República até o início da madrugada deste domingo (16), quando a titular do cargo retorna de viagens oficiais à França e à Rússia.

Acompanhada de ministros, a presidente Dilma Rousseff embarcou de Moscou, a capital russa, por volta do meio-dia deste sábado com destino a Fortaleza, no Ceará. A chefe de Estado brasileira tem dois compromissos oficiais em Fortaleza neste domingo. Um deles é prestigiar a inauguração do estádio do Castelão, o primeiro palco da Copa do Mundo de 2014 a ser entregue no país.

Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Dilma deve pousar em território brasileiro por volta da 1h. Neste momento, sem a necessidade de solenidades, ela retoma automaticamente o controle da Presidência, ressaltaram os assessores.

Temer também não precisará recorrer a liturgias para assumir, por poucas horas, o cargo de presidente em exercício. Segundo na linha sucessória, o vice-presidente passou a ser o chefe do Executivo assim que desembarcou no país, informou a assessoria do Planalto.

O vice-presidente estava desde quarta-feira (11) em Lisboa, onde participou das comemorações do ano do Brasil em Portugal. Ele se reuniu nesta sexta (14) com o presidente português Aníbal Cavaco Silva e com empresários e parlamentares do país ibérico.

Desde a última quinta (13), o governo federal estava sob o comando do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Quarto na linha sucessória, o peemedebista voltou ao posto ocupado por ele 22 anos atrás devido a viagens internacionais de Dilma, Temer e do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Nesta sexta-feira, ao participar da cerimônia de transmissão de cargo do secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sarney elogiou Dilma e afirmou que a vida lhe reservou uma ?surpresa? ao retornar à Presidência mais de duas décadas após descer pela última vez a rampa do Planalto.

"Na minha vida, o destino tem me preparado muitas surpresas. Uma delas foi esta, de assumir a Presidência da República depois de 22 anos, substituindo a presidente Dilma Rousseff, esta mulher extraordinária que hoje merece o respeito nacional pelas suas qualidades e pelo governo que está fazendo", disse o peemedebista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES