Teresina e Timon farão consórcio para integrar transporte público

Municípios assinarão Protocolo de Intenções

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Separadas apenas pelo rio Parnaíba, as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA) deverão fortalecer a parceria no tocante à gestão do transporte público. Nutrindo uma relação estreita nos mais distintos âmbitos, os municípios assinarão na próxima quarta-feira, dia 23, o Protocolo de Intenções com o objetivo de constituir consórcio público destinado a integração do sistema de transporte coletivo interestadual de passageiros.

O prazo de vigência da parceria se dará por tempo indeterminado, estabelecendo assim uma projeção quanto ao fortalecimento da iniciativa no futuro, desse modo, o foco é direcionado à melhoria no processo de planejamento, possibilitando avanços imprescindíveis na gestão.

A assinatura do documento pelos prefeitos Luciano Leitoa (PSB) e Firmino Filho (PSDB) obedece ao rito regimental, sendo levado em seguida para a Câmara de Vereadores dos municípios, onde deverá ser apreciado. Com a ratificação do acordo, o termo será transformado em lei.

“O objetivo deste consórcio é facilitar a gestão, o planejamento, a regulação e a fiscalização do serviço público de transporte coletivo urbano entre os dois municípios”, disse Jair Mayner, secretário municipal de Assuntos Estratégicos de Timon.

O Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) terá sua sede na cidade maranhense, sendo vinculado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sendo que esta delegará a competência e organização quanto à atuação da instituição em Timon e Teresina.

“O Consócio vai estabelecer padrões para a adequada prestação dos serviços e para a satisfação dos usuários e será composto por uma Assembleia Geral, um Conselho Intermunicipal, um presidente e diretorias de Administração, Contabilidade, Recursos Humanos, Fiscalização e Ouvidoria, Planejamento e Normatização”, detalhou Mayner.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES