Teresina tem 14 candidatos a vereador com o mesmo nome

A Justiça Eleitoral vai intervir e modificar nomes.

Avalie a matéria:
TRE. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça Eleitoral deverá intervir e modificar o nome que irá para as urnas de, pelo menos, 14 candidatos a vereador em Teresina. As informações foram colhidas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos casos de homonímia, de acordo com a Lei nº 9.504/97, o juiz poderá exigir do candidato a prova de que ele é conhecido por determinada opção de nome indicada quando seu uso puder confundir o eleitor.

Um dos casos é do uso do nome ?Carminha?. Tanto Maria do Carmo Costa e Silva, candidata a vereadora pelo PT do B, como Maria do Carmo de Araújo, candidata pelo DEM, indicaram a utilização do mesmo nome para divulgação da candidatura. Registradas com o nome ?Jesus?, de Maria de Jesus Sousa, do PSDB, e Maria de Jesus Garcia Mendes, do PR, terão que buscar um acordo em relação à nomenclatura pretendida para a campanha.

Cabe ao juiz eleitoral indeferir todo pedido de variação de nome coincidente com nome de candidato à eleição majoritária, salvo para candidato que esteja exercendo mandato eletivo ou o tenha exercido nos últimos quatro anos, ou que, nesse mesmo prazo, tenha concorrido em eleição com o nome coincidente.

O candidato que, pela sua vida política, social ou profissional, seja identificado por um dado nome que tenha indicado, terá deferido o registro com esse nome. Tratando-se de candidatos cuja homonímia não se resolva pelas regras anteriores, a Justiça Eleitoral deverá notificá-los para que, em dois dias, cheguem a acordo so-bre os respectivos nomes a serem usados.

Se mesmo assim não houver acordo, a Justiça Eleitoral registrará cada candidato com o nome e sobrenome constantes do pedido de registro, observada a ordem de preferência ali definida.

Nomes inusitados também são registrados para vereador

O artigo 12 da Lei das Eleições aponta que o candidato às eleições proporcionais indicará, no pedido de registro, além de seu nome completo, as variações nominais com que deseja ser registrado, até o máximo de três opções, que poderão ser o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual é mais conhecido. A Justiça Eleitoral destaca que o nome não deve atentar contra o pudor e não ser ridículo ou irreverente.

Apesar da restrição da Justiça, alguns dos 587 candidatos ao cargo de vereador em Teresina chamam a atenção pelos nomes inusitados que optaram por registrar nas urnas no momento da votação, como Antônio José, o Bicudo (Antônio José dos Santos da Mata, do PP); Gilvan Kbeção (Gilvan Egídio Pereira, do PSDC); Mosquitão (Valdemar Bezerra de Paiva, do PSOL); Pela Égua (Francisco de Araújo Barros, do PTB), Cobra Choca (José Benone de Sousa Paiva, do PSC); Balalão (José Alves de Sousa, do DEM) e Baixinho da Vila Operária (Francisco Raimundo Torres, do PPS).

Cantores e humoristas também figuram como candidatos a vereador. São os casos da cantora Nayra Lima, que disputa uma cadeira na Câmara Municipal pelo PMDB; e dos humoristas Zé Pinguelo (PPS), e Ronyer (PSDC). Thanis Killian, conhecido em Teresina por abordar pessoas na rua com brincadeiras, também é candidato pelo PTC, tendo como slogan ?O candidato da família?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES