Termina prazo para mesário apresentar justificativa, diz TSE

A justificativa deve ser apresentada à zona eleitoral responsável pela convocação.

Avalie a matéria:
Termina prazo para mesários convocados. | Uol
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eleitores convocados para trabalhar como mesários no dia da votação têm esta segunda-feira (13) para apresentar justificativa de recusa da nomeação, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A justificativa deve ser apresentada à zona eleitoral responsável pela convocação. A Justiça Eleitoral tem até quarta-feira (15) para aceitar ou indeferir o motivo da recusa do convocado.

Entre as justificativas aceitas pela órgão estão a impossibilidade por exercício profissional no dia da votação, a atuação em campanhas políticas e o parentesco com candidatos às câmaras e prefeituras municipais.

Para os mesários que trabalharem na eleição, a Justiça Eleitoral garante o direito de folga no trabalho e emite certificado de participação.

Aos convocados que não comparecerem ao pleito sem justificativa, a lei eleitoral prevê processo por descumprimento de ordem judicial. A pena para a infração é geralmente uma multa aplicada de acordo com o prejuízo causado ao andamento do trabalho, mas também pode terminar em punição penal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES