Terra Yanomami volta a ter garimpo 1 ano após decreto de emergência

Ações na Justiça cobram medidas do governo federal, que anunciou mais investimentos em saúde para atender os Yanomami e reforço na segurança

Terra Yanomami volta a ter garimpo 1 ano após decreto de emergência | Foto: Valentina Ricardo / Greenpeace
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ano após o governo Lula ter declarado estado de emergência na Terra Indígena Yanomami, o retrato em janeiro de 2024 ainda é desolador. Crianças desnutridas, expostas aos ossos, enfrentam uma explosão de casos de malária e viroses. A triste realidade inclui centenas de mortes, rios poluídos pela lama e o ressurgimento do garimpo ilegal na Floresta Amazônica. Embora haja esforços do governo, as imagens de extrema magreza e doenças continuam chocando o país.

O presidente Lula, ao classificar a situação como genocídio, mobilizou órgãos federais e visitou Roraima, promovendo uma força-tarefa para auxiliar os Yanomami e expulsar garimpeiros. No entanto, as recentes fotos recebidas pelo g1, revelam que o cenário persiste, com crianças apresentando pesos equivalentes a bebês muito mais jovens, indicando uma grave crise humanitária.

Imagens exclusivas feitas em janeiro de 2024 mostram crianças yanomamis desnutridas — Foto: Arquivo Pessoal 

Diante disso, o presidente realizou uma reunião no Palácio do Planalto para avaliar as ações implementadas e definir novas medidas. Ele afirmou que a situação dos indígenas é considerada uma "questão de Estado" e anunciou a presença permanente das Forças Armadas e da Polícia Federal na região, juntamente com investimentos de R$ 1,2 bilhão em "ações estruturantes" para 2024.

Essas ações ocorrem em resposta a medidas judiciais, incluindo a ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) para apresentar um plano de proteção aos Yanomami, com a expulsão definitiva dos garimpeiros. Outra ação judicial, movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Roraima, exige um cronograma para a retirada do garimpo.

Apesar de algum avanço na assistência aos indígenas nos últimos meses, há críticas de inércia e impunidade, pois os garimpeiros continuam atuando no território de maneira desafiadora. O procurador da República em Roraima alerta para a possibilidade de investigação por genocídio, uma medida que o próprio presidente Lula havia determinado para apurar as condutas do governo anterior.

Procurado pela reportagem, o Ministério dos Povos Indígenas afirmou que o governo mobilizou "uma operação interministerial para salvar vidas e garantir o acesso à saúde dos povos Yanomami". Elencou ainda investimentos, a ampliação de unidades de saúde e o envio de agentes de saúde ao território.

O Ministério da Defesa disse que o apoio logístico das Forças Armadas resultou na distribuição de toneladas de alimentos e materiais de apoio. Também citou atendimentos médicos, evacuações aeromédicas e a prisão de suspeitos de garimpo. O Ministério da Saúde afirmou que a "desassistência e desmonte das políticas de saúde indígena ainda causam consequências profundas que estão sendo combatidas com ações de emergência e estruturantes de forma interministerial".  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES