TJ do Piauí conquista 1º lugar no ranking de transparência, diz CNJ

Piauí conquistou o 1º lugar no segmento Justiça Estadual do Ranking da Transparência do Judiciário em 2022.

Tribunal de Justiça do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tribunal de Justiça do Piauí conquistou o 1º lugar no segmento Justiça Estadual do Ranking da Transparência do Judiciário em 2022, com 100% de cumprimento dos itens do ranking. O resultado foi divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário. No mês de junho, o relatório preliminar havia apontado o TJPI como o quinto tribunal mais transparente do país, com 99,04%, e o segundo do seguimento da justiça estadual.

A primeira colocação do Ranking obtida pelo TJPI foi empatada com mais quatro tribunais (TJAP, TJBA,TJGO E TJRR). Dos 93 órgãos avaliados, 14 alçaram 100% de transparência e o TJPI está entre eles. Instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018, o Ranking da Transparência do Poder Judiciário busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informações de forma clara e organizada.

TJPI é primeiro em transparência no segmento Justiça Estadual (Divulgação)Para o chefe do Judiciário piauiense, desembargador José Ribamar Oliveira, a colocação obtida pelo Tribunal piauiense é o reflexo do empenho e dedicação de magistrados e servidores que realizam o seu trabalho unicamente com o intuito de prestar os serviços da justiça para a sociedade, de forma clara e transparente.

“O principal requisito de governança e gestão pública é a transparência, logo, todos que fazem o Judiciário piauiense estão cumprindo o seu papel de exercer uma prestação jurisdicional cada vez mais célere e com total transparência. Esse primeiro lugar dividido com os demais tribunais se deve ao trabalho cada vez mais eficaz de todos os que compõem o TJPI”, frisou o presidente do TJPI.

Para a elaboração do Ranking da Transparência, os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas, com 84 perguntas que buscam identificar, por exemplo, se os órgãos do Judiciário publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES