TJ do Piauí é destaque em evento internacional com regularização fundiária

Presidente do TJ-PI abordou o histórico e as consequências dos conflitos agrários no Brasil e no Piauí

Ação do TJ-PI é destaque em evento internacional | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O destaque do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) na regularização fundiária foi evidenciado durante o XIII Conversatorio Nacional y III Internacional de la Especialidad Civil, Agraria y Rural, realizado na Colômbia nos dias 20 e 21 de novembro. Os desembargadores Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, e Erivan Lopes participaram do evento, apresentando painéis que destacaram a notável atuação do tribunal na questão fundiária.

Com o tema "A experiência do Poder Judiciário do Piauí nos temas agrários", o desembargador Hilo de Almeida ofereceu aos participantes uma linha do tempo que destacou o pioneirismo do TJ-PI no âmbito do Poder Judiciário brasileiro em relação à regularização fundiária. 

Durante sua palestra, o presidente do TJ-PI abordou o histórico e as consequências dos conflitos agrários no Brasil e no Piauí, a criação da Vara Agrária na comarca de Bom Jesus, e o Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí. Ele ressaltou os objetivos dessas iniciativas, incluindo o estímulo ao diálogo com a sociedade civil, a formulação de propostas para aprimorar a gestão fundiária e a busca por soluções para os conflitos agrários no estado.

O desembargador também destacou a atualização dos marcos normativos da regularização fundiária no Piauí, incluindo a sanção da Lei nº 7.292, que trata da "reforma, regularização fundiária e colonização de terras devolutas pertencentes ao Estado do Piauí". Além disso, mencionou a criação do Fórum de Corregedores-Gerais da Região do Matopiba, a elaboração do Mapa de Conflitos Fundiários e do Atlas Territorial do Estado do Piauí, e o relançamento do programa Regularizar, com a adoção de ferramentas tecnológicas e desburocratização.

Ao concluir sua apresentação, o desembargador Hilo de Almeida enfatizou a importância da regularização fundiária não apenas como um processo burocrático, mas como a realização dos sonhos e esperanças das pessoas, destacando a importância da dignidade na posse do imóvel.

O desembargador Erivan Lopes, presidente do TRE-PI, também contribuiu para o evento, apresentando um breve histórico sobre a concentração agrária no Brasil e na América Latina. Ele abordou questões relacionadas aos Direitos Humanos, o surgimento das varas especializadas agrárias e comparou os modelos brasileiro e colombiano no tratamento de questões agrárias pelo Poder Judiciário.

A comitiva do TJ-PI, composta pelos magistrados Luiz de Moura Correia e Leonardo Brasileiro, juízes auxiliares da Presidência, e Valdemir Ferreira, juiz da Vara Agrária de Bom Jesus, juntamente com o consultor Richard Torsiano, teve ainda a oportunidade de se reunir com o ministro da Justiça e o vice-presidente da Suprema Corte colombiana, além de visitar a Embaixada do Brasil na Colômbia. Esses encontros fortaleceram os laços e possibilitaram a troca de experiências entre as duas nações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES