Desembargador Erivan Lopes diz que Tribunal julgará 55 mil processos até fim de 2009

Desembargador Erivan Lopes tem em mãos um trabalho de Hércules - julgar 55 mil processos no TJ

Desembargador Erivan Lopes | Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recém-chegado a mais alta corte do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador Erivan Lopes tem em suas mãos um trabalho de Hércules - julgar 55 mil processos até o final do ano para cumprir a meta 2 do Conselho Nacional de Justiça, que na última quinta-feira enviou representante para avaliar como está o andamento no Estado.

Todos são processos impetrados até 2005. Muitos, com mais de dez anos de gaveta. Mas segundo o desembargador, o cumprimento da meta é perfeitamente possível e nesta entrevista para o Jornal Meio Norte ele explica como o TJ vem se ajustando para concluir a determinação. Na entrevista, o desembargador aproveita para reclamar do corte de recursos para o Tribunal, o que influi diretamente no serviço prestado à população, e suas expectativas para o atendimento judiciário no futuro, quando se espera estar superada a superlotação de processos em andamento.

Meio Norte - O Tribunal de Justiça tem cerca de 55 mil processos para julgar até 27 de dezembro deste ano, todos impetrados até 2005. O senhor acredita que o tempo é suficiente para cumprir esta meta?

Erivan Lopes - É perfeitamente possível. Mas isso vai depender exclusivamente do empenho dos magistrados e dos servidores. Depois das reuniões de motivações que nós temos feito, das comunicações, temos percebido que há uma vontade muito grande por parte dos magistrados e servidores de atingir esta meta.

MN - Como é possível, se o TJ também precisa trabalhar os processos em curso?

Erivan Lopes - Na verdade nós estamos racionalizando o serviço da prestação jurisdicional. O que é racionalizar? Estamos buscando estes processos mais antigos sem o prejuízo da atividade jurisdicional corrente, fluente. Para isto, estamos redistribuindo a nossa força de trabalho, convocando juízes de unidades judiciárias onde o volume de serviço é muito pequeno, ou menor, para que eles cumpram a meta 2, convocando os servidores destes órgãos onde há disponibilidade de mão-de-obra e servidores e aplicando esse pessoal para o cumprimento desta tarefa de cumprir a meta 2.

MN - O CNJ veio este fim de semana também observar se ocorreram as mudanças que foram sugeridas pelo programa Integrar (para racionalizar e melhorar o atendimento do serviço de Justiça). Como está o TJ do Piauí em relação a execução do programa?

Erivan Lopes - O que me parece é que o CNJ fez as recomendações iniciais e e- las foram atendidas. Agora eles estão é inovando, trazendo outras recomendações, como a realização das semanas de conciliação (de 14 a 18 de setembro no Piauí) e dos mutirões a vara do júri. Como se sabe nós temos uma concentração muito grande de processo, principalmente nesta vara. Então essa nova visita do CNJ visa preparar a realização do mutirão na vara do júri, mas não aquele que o pessoal pensa que é para soltar, mas sim para realizar os próprios julgamentos.

MN - Para isto os processos precisam estar adiantados. No ponto de julgamento?

Erivan Lopes - Para isto estamos com essa força-tarefa de juízes para preparar os processos, ou seja, para instruir os processos para que eles fiquem prontos para serem submetidos a julgamento no Tribunal do Júri.

MN - A intenção do CNJ é julgar todos os processos do passado para que, em breve, o Judiciário em todo o país tenha apenas causas novas para trabalhar e, com isso, prestar um serviço de muito mais qualidade que atualmente. O senhor vê essa possibilidade?

Erivan Lopes - Na verdade o que o CNJ quer é dar maior efetividade ao princípio que foi internalizado pela emenda constitucional 45, que é da razoável duração dos processos. Ele quer aproximar a demanda da prestação. Atualmente, no Judiciário do Piauí, digamos que temos uma média de cinco a seis anos para julgar um processo. O cidadão vai ao Judiciário e leva de cinco a oito anos para obter

uma resposta. A meta do CNJ, que é a nossa meta, é aproxi- mar esse pedido do atendimento. Que em um futuro muito próximo o cidadão procure o Judiciário e tenha uma resposta em um prazo bem mais curto. Que a resposta do Judiciário tenha efetividade e tenha efeito concreto e real.

MN - Na primeira visita os juízes do CNJ observaram que o TJ do Piauí teria problema de pessoal, ou mesmo de distribuição deste pessoal. Há um concurso em vista, mas com este pessoal que existe hoje dá para cumprir estas metas?

Erivan Lopes - O Judiciário do Piauí está quase que em uma sinuca de bico. Está no limite constitucional das despesas com pessoal e está com deficiência nos quadros de servidores. Assim temos que escolher, ou superar os limites de despesas de pessoal ou deixar a prestação dos serviços aquém do que a sociedade cobra e merece. Então estamos racionalizando a prestação desta mão-de-obra, com a exoneração de servidores comissionados, concurso e redistribuição da mão-de-obra. Tudo isso

faz parte deste planejamento que o Tribunal de Justiça está fazendo.

MN - Se está no limite do gasto de pessoal, ou se aumenta a verba para o TJ ou se corta os gastos com pessoal. O presidente já pediu novo aumento para o próximo ano?

Erivan Lopes - Todos os anos os outros poderes padecem da receita líquida do Estado que o Estado sempre subestima. Toda vez tem suplementação para o Executivo e esquecem dos outros poderes. É só ajustar isso. Ano passado perdemos 30 milhões. Bastava que estes valores não tivessem sido perdidos que teríamos estes problemas resolvidos, inclusive nestes limites prudenciais de gastos com pessoal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES