TJ-PI afirma que zerou atraso na distribuição de petições em Teresina

Através da parceria, foi implantado o Sistema de Gestão da Central de Distribuição de 1º Grau da Comarca de Teresina (SG-Cedis), que instaurou novas rotinas produtivas para o setor

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um convênio firmado en-tre a Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) zerou os atrasos na distribuição de petições iniciais na comarca de Teresina. Através da parceria, foi implantado o Sistema de Gestão da Central de Distribuição de 1º Grau da Comarca de Teresina (SG-Cedis), que instaurou novas rotinas produtivas para o setor, garantindo melhor atendimento aos usuários e maior celeridade à prestação jurisdicional.

Com a inauguração do Fórum Central Cível e Criminal de Teresina, a distribuição de petições - por sorteio, dependência ou ajuste de acervo, passou a ser centralizada. Anteriormente, havia setores de distribuição específicos para os processos Cíveis, Criminais, de Família e da Fazenda Pública em seus respectivos fóruns. “Por conta da centralização das atividades de distribuição do 1º Grau, o então corregedor (desembargador Paes Landim) firmou convênio com a FGV visando à implantação desse Sistema”, explica José Nilson Barbosa Mendes, coordenador da Central.

Para a implementação do Sistema, a FGV realizou atividades como: capacitação de pessoal; definição de responsabilidades e autoridades; gestão estratégica; implantação de planos de ações, indicadores e metas; melhoria da comunicação interna e externa; organização cartorária; melhoria do controle de documentos e registros; medição e monitoramento; e documentação de procedimentos.

“As atividades tiveram início em setembro de 2013 e o Sistema foi implantado em maio de 2014. Criou-se um protocolo para recepção de todas os expedientes, que em seguida são separados nos escaninhos por servidor e natureza (simples, urgente, grande e redistribuição). A partir daí, cada servidor é responsável por todo o restante do processo até ir para a secretaria”, resume José Nilson Barbosa Mendes. “Antes, um servidor recebia a petição, outro servidor fazia o cadastro eletrônico, outro colocava na capa. Agora, um mesmo servidor faz todo esse processo. O trabalho está mais organizado e mais célere”, complementa.

De acordo com o coordenador, os ganhos após a implantação do Sistema de Gestão da Central de Distribuição de 1º Grau da Comarca de Teresina são inúmeros, sendo o principal deles o fim dos atrasos. “Antigamente, muitas vezes a distribuição do Fórum Criminal estava em dia, assim como Fazenda e Família, mas a distribuição do Cível estava com trinta dias de atraso por conta da demanda. Agora, todos os servidores distribuem as petições de todas as áreas e não temos mais atrasos. Às vezes, com a conclusão do expediente do dia anterior, já iniciamos a distribuição do dia em curso”, argumenta.

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES