TJ-PI cassa mandato do prefeito de São Miguel do Tapuio e ordena prisão

O resultado concretizado pelo órgão fiscalizador ainda impõe ao Chefe do Executivo Municipal a pena de 6 anos e 8 meses de prisão em regime semiaberto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sessão realizada na manhã de ontem, a 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí cassou o mandato do prefeito de São Miguel do Tapuio, José Lincoln Matos (foto) (PTB), em virtude do julgamento de processo impetrado por Inácio Bispo Dantas, ex-presidente do


Legislativo Municipal, sob a acusação de irregularidades na sua gestão no período de 2001 a 2004, versando sobre um suposto desvio de verbas dos cofres públicos para a compra de peças automobilísticas para uso particular, fora o pagamento de serviços sem a emissão da nota fiscal e a aquisição de alguns bens sem a devida licitação. A decisão, contudo, cabe recurso.

Com a relatoria do desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, o julgamento havia sido suspenso no final de janeiro, quando na ocasião o desembargador Erivan Lopes pediu vista do processo.

Dotada de 12 volumes e mais de 2,4 mil páginas, a ação passou por uma revisão na Secretaria de Serviços Cartorários Criminais (SESCAR) para in- clusão na pauta, sendo enviada anteriormente pela desembargadora Eulália Martins Pinheiro.

PENA - O resultado concretizado pelo órgão fiscalizador ainda impõe ao Chefe do Executivo Municipal a pena de 6 anos e 8 meses de prisão em regime semiaberto.

A defesa do réu revelou que pretende entrar com um recurso no TJ-PI, de modo que com a correção no material, o julgamento possa ser revertido. Caso a decisão seja mantida, o acusado ainda poderá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A autoria do processo cabe ao Ministério Público do Estado do Piauí, sendo que a data de autuação corresponde a 25 de setembro de 2013; a ação não corre em segredo de Justiça e tramita no órgão em âmbito preferencial.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES