TRE anula segunda cassação do mandato do governador de Roraima

Defesa do governador questionava mudança de voto da relatoria do caso. Anulação foi aprovada nesta segunda-feira (11) por quatro votos a três

TRE anula segunda cassação do mandato do governador de Roraima | Foto: Eduardo Andrade/Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) anulou, em sua sessão desta segunda-feira (11), a segunda cassação do mandato do governador Antonio Denarium (PP). Denarium enfrenta outras duas cassações, porém, permanecerá no cargo até que haja uma decisão superior, como a do Tribunal Superior Eleitoral.  

A cassação do governador Antonio Denarium (PP) de Roraima, previamente determinada em 7 de dezembro de 2023, foi revogada nesta segunda-feira (11). A decisão, emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), alegou abuso de poder político na implementação de reformas nas residências de eleitores roraimenses através do programa "Morar Melhor" em 2022, durante o período eleitoral.

No primeiro julgamento, realizado em 22 de novembro de 2023, o juiz Diego do Carmo era o relator do caso e inicialmente votou apenas pela imposição de multa. Entretanto, ao retornar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o juiz Felipe Bouzada modificou seu voto, revertendo a decisão anterior e optando pela cassação do mandato.

Durante a sessão de julgamento realizada nesta segunda-feira, o procurador do Ministério Público Eleitoral (MPE), Alisson Marugal, argumentou que somente "o próprio julgador que emitiu o veredito tem o poder de revisar sua posição, e não um terceiro que o substitui", implicando que somente o juiz Diego teria a prerrogativa de reverter seu voto. 

Durante as deliberações, a juíza de Direito Joana Sarmento de Matos expressou que restringir a possibilidade de mudança de voto "parece equivocado", argumentando que o juiz substituto não estava presente durante o julgamento, o que possibilitou que o juiz Felipe se inteirasse do caso e emitisse sua opinião. A desembargadora Tânia Vasconcelos concordou com tal observação. 

Em fevereiro, o Ministério Público Eleitoral (MPE) já havia aceitado o recurso apresentado pela defesa do governador Antonio Denarium no processo e se manifestou a favor da anulação do julgamento. Nesta segunda-feira, o Ministério reiterou o pedido de "reconhecimento da nulidade do julgamento", o qual foi acatado.

A anulação foi aprovada por uma margem estreita de quatro votos a três. O relator Vitor de Queiroz e os juízes Luiz Alberto, Francisco Guimarães e Ataliba Albuquerque votaram a favor da anulação, enquanto a juíza Joana Sarmento de Matos e as desembargadoras Tânia Maria e Elaine Bianchi se posicionaram contra. Com a anulação, o Tribunal optou apenas pela imposição de uma multa no valor de 100 mil Unidades Fiscais de Referência (Ufir) contra o governador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES