TRE anuncia plano de segurança para as eleições deste ano

Aplicativo “Pardal” permitirá que denúncias sejam feitas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira, dia 05 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), realizou uma reunião em pareceria com instituições que atuam na segurança do estado, dentre elas as policias Federal, Civil Militar e Exército, visando discutir ações que serão desenvolvidas para combater crimes nas eleições deste ano.

Durante a reunião, houve o lançamento de uma importante ferramenta de fortalecimento da democracia e lisura das eleições municipais, trata-se do aplicativo Pardal, um sistema que permite denúncias, via smartphones e web, de irregularidades cometidas por candidatos durante o período eleitoral. 

Com a nova ferramenta, qualquer cidadão que se deparar com a prática de propaganda eleitoral irregular ou outras formas de corrupção eleitoral poderá registrar o ilícito por meio de fotografia do próprio smartphone e encaminhar a denúncia a Justiça Eleitoral. A versão para Android permite o registro de imagens e a web permite o registro de imagens, vídeos e textos. Hoje, o aplicativo foi apresentado aos magistrados. 

"Nós temos uma legislação a cumprir. Eles (candidatos ) deverão ter conhecimento através dos partidos e nós vamos acompanhá-los, aquilo que for infringido nós agiremos", destacou o desembargador Joaquim Santana, presidente do TRE-PI. 

Ações na capital e no inteiror

Presente na reunião, o comandante de policiamento da capital, Wagner Torres, informou que 3.858 policiais serão escalados para reforçar a segurança em municípios do interior. "É importante garantir a segurança de todos. Nós, policiais militares, estaremos trabalhando e atuando nos colégios eleitorais", afirmou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES