TRE cassa mais um vereador no Piauí por infidelidade partidária

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decretou a perda do cargo eletivo de Juvenal José da Costa

Avalie a matéria:
Julgamento | Magistrados decidem por cassação no TRE-PI | Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Trocar de partido sem cumprir à risca os trâmites da Justiça Eleitoral têm resultado na cassação de dezenas de vereadores no Piauí. Na sessão de ontem, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decretou a perda do cargo eletivo de Juvenal José da Costa, vereador de Tamboril do Piauí, por infidelidade partidária em razão de desfiliação sem justa causa.

O Tribunal julgou por unanimidade e determinou a comunicação da decisão ao presidente da Câmara Municipal de Tamboril do Piauí, a fim de que o mesmo a cumpra e emposse o primeiro suplente do PTB, no prazo de 10 dias, nos termos do art. 10 da Resolução do TSE nº 22.610/07. Em caso de não haver suplente do Partido, a posse deverá recair sobre o primeiro suplente da coligação.

O pedido de decretação da perda do cargo eletivo do vereador foi formulado pelo Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção. José Juvenal deixou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e ingressou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Foi relator do processo o juiz Agrimar Rodrigues de Araújo.

Mandatários que migraram para as novas agremiações partidárias, PSD e PPL, não foram acionados pelo Ministério Público tendo em vista que, de acordo com a Resolução TSE nº 22.610/2007, a criação de novo partido político enquadra-se como justa causa para a desfiliação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES