Câmara Legislativa estuda eleição indireta

TRE cassou o mandato de Roberto Arruda na terça (16)

Mandato de Roberto Arruda foi cassado. | globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O atual presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Cabo Patrício (PT-DF), disse que os deputados pretendem alterar a Lei Orgânica do DF, em votação prevista para esta quarta-feira (17), para que a casa possa realizar uma eleição indireta para governador.

Os distritais querem decidir quem irá comandar o governo do DF após o TRE cassar o mandato de José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) na terça (16). ?Já conversei com todos os deputados distritais e existe um consenso da situação para alterar a Lei Orgânica. Também conversei com o governador em exercício, o deputado Wilson Lima, sobre a situação e ele também está de acordo?, afirma Cabo Patrício (PT).

Com a decisão do TRE o cargo de governador do Distrito Federal está vago. Mas pela Lei Orgânica ? não tendo o vice-governador ? assumiria imediatamente o presidente da Câmara Legislativa. Entretanto, a Constituição Federal é diferente e prevê a eleição indireta. Cabo Patrício já afirmou que vai seguir a lei maior que é a Constituição.

O secretário geral da OAB Nacional, Marcos Vinícius Furtado Coelho explicou a situação política do DF. ?Com relação à decisão dessa terça-feira, do Tribunal Regional Eleitoral, é preciso ter a publicação do acórdão. O Tribunal Superior Eleitoral em matéria semelhante costuma aconselhar os julgamentos do embargos das declarações que podem ser interpostos, mas isso é uma decisão que cabe ao presidente do TRE. Ou seja, dar cumprimento imediato da decisão com a simples publicação do acórdão ou aguardar o julgamento de eventuais embargos de declarações dessa matéria?, explica Marcos Vinícius.

?O cumprimento da decisão pelo TRE, o que significa a não obtenção do efeito suspensivo no Tribunal Superior Eleitoral, deixaria os dois cargos, de governador e vice, vagos. Tendo vacâncias, a Constituição Federal determina que se realizem novas eleições para o cargo de governador?, afirma o secretário geral da OAB Nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES