TRE de Roraima cassa diploma do governador José de Anchieta Júnior

Segundo colocado nas eleições deve assumir o governo.

Avalie a matéria:
O governador José de Anchieta Júnior | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou nesta sexta-feira (11) o diploma do governador do estado José de Anchieta Júnior (PSDB). Ele foi reeleito governador no ano passado e o segundo colocado, Neudo Campos (PP) deve assumir o governo. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por 5 votos a 2, o plenário do TRE entendeu que ele teria usado a rádio Roraima, veículo do governo local, para fazer propaganda negativa contra segundo colocado na disputa.

A defesta de Anchieta Júnior nega as acusações e diz que vai recorrer. O advogado Fernando Neves afirmou que está analisando o processo e deve recorrer ao plenário do TSE.

De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-RR, a decisão tem efeito imediato e o segundo colocado nas eleições para governador será diplomado na próxima segunda-feira (14). Segundo o TRE, Anchieta deve permanecer no cargo até que a Assembleia Legislativa do estado emposse Neudo Campos.

O advogado de Anchieta Júnior no estado, Alex Ladislau, afirma que vai recorrer para que a decisão do TRE não tenha efeitos imediatos. Para ele, de acordo com precedentes da Justiça Eleitoral, depois de publicada a sentença do TRE, a defesa deveria ainda ter o prazo de 3 dias para apresentar embargos.

"Em outros casos de cassação foi assim. É uma decisão de primeira instância, sujeita à apelação e que pode ser modificada pelo TSE. Além do mais, não foi uma decisão unânime, houve divergência de dois ministros", disse o advogado.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Eleitoral, o programa que vai ao ar entre 7h30 e 8h30 na rádio oficial teria feito propaganda contrária a Neudo Campos e favorável a Anchieta Júnior durante o período eleitoral. O TRE entendeu que a suposta irregularidade teria influenciado o resultado das eleições.

Acusações

Beneficiado pela decisão do TRE, Neudo Campos é investigado em mais de 20 inquéritos e ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as acusações estão peculato, compra de votos e corrupção eleitoral. Em agosto de 2010, ele renunciou ao cargo de deputado federal.

Em nota enviada à imprensa na ocasião, Campos afirmou que renunciava ao cargo para ficar mais tempo no estado e dedicar-se à sua candidatura ao governo de Roraima. Com a renúncia, Campos perdeu o foro privilegiado e as ações contra ele desceram para instâncias inferiores, o que poderia causar atraso na conclusão dos processos.

Deputados cassados

O plenário do TRE-RR também cassou nesta sexta-feira os diplomas do deputado federal Francisco Vieira Sampaio (PRP), o Chico das Verduras, e do deputado estadual George Melo (PSDC). Os dois parlamentares foram condenados por compra de votos, mas ainda podem recorrer ao TSE.

As decisões foram por unanimidade e também determinaram que os deputados paguem multa e fiquem inelegíveis por 8 anos a contar das eleições de 2010.

O G1 tentou contato com os deputados e aguarda retorno.

Os ministros do TRE determinaram ainda a posse de Francisco Evangelista dos Santos de Araújo (PSL), como deputado federal, e de Damosiel Lacerda de Alencar (PRP), no cargo de deputado estadual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES