TRE decide tornar Felipe Santolia inelegível por 8 anos

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) está julgando hoje o prefeito de Esperantina, Chico Antônio (PT) e o ex-prefeito Felipe Santolia

Felipe Santolia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) está julgando hoje o prefeito de Esperantina, Francisco Antônio de Sousa Filho, o Chico Antônio (PT) e o ex-prefeito do município, Felipe Santolia (DEM). A Corte já decidiu pela inelegibilidade de Santolia por oito anos.

Em Esperantina, o Ministério Público Eleitoral recorre da decisão que também inocentou na primeira instância o prefeito e a vice, Soraya Maria de Sampaio Aguiar, acusados de conduta vedada aos agentes públicos em campanha eleitoral, abuso de poder político e de autoridade. Lucile de Souza Moura, ex-diretora da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) e o deputado estadual e atual secretário de Cidades, Merlong Solano (PT), também são réus no processo. Na época da eleição, Merlong era presidente da Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa).

Outros citados no processo são Karenina Dantas Eulálio, então diretora do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e Fernando Danda Vasconcelos, diretor do Programa de Combate à Pobreza Rural. O MPE-PI solicita a cassação do diploma, inelegibilidade e aplicação de multa. O Ministério Público também impetrou ações contra Felipe Santolia e seu então vice, Adalberto Alves de Aguiar.

Ele é acusado de ter praticado conduta vedada aos agentes públicos durante a campanha em que tentou a reeleição e foi derrotado por Chico Antônio. O juiz Pedro de Alcântara da Silva Macêdo é relator das três Ações de Investigação Judicial (AIJE"s). (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES