TRE do Paraná já tem 3 votos contra cassação de Moro; julgamento é suspenso

Este foi o terceiro dia de julgamento, com o placar atual em 3 a 1 contra a cassação da chapa.

Senador Sérgio Moro | Waldemir Barreto/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) retomou, nesta segunda-feira (8), o julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil), sob acusação de suposto abuso de poder econômico relacionado à campanha de 2022.

O que aconteceu: Este foi o terceiro dia de julgamento, com o placar atual em 3 a 1 contra a cassação da chapa. Dos sete juízes que votarão, apenas quatro já se pronunciaram. A análise do caso continuará nesta terça-feira (9) às 14h.

As representações do PT e PL argumentam que o parlamentar realizou gastos excessivos durante a pré-campanha eleitoral de 2022, o que é negado pela defesa de Moro. Segundo as siglas autoras, a campanha do senador se beneficiou da pré-campanha à Presidência da República, quando ele estava filiado ao Podemos.

Votos: Durante a sessão, a juíza Cláudia Cristina Cristofani, que acompanhou o relator votando pela não condenação de Moro, abriu divergência no tribunal. O próximo a votar seria o juiz Julio Jacob Junior, mas ele solicitou mais tempo para análise. Na sequência, o juiz Guilherme Frederico Hernandes Denz se manifestou contra a cassação, discordando do relator em alguns pontos, como o montante das despesas a serem consideradas no caso.

Quem ainda vai votar: Ainda faltam votar Anderson Ricardo Fogaça e Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do TRE. Todos se comprometeram a apresentar seus votos nesta terça-feira (9). Um dos pontos controversos do processo é a definição das despesas consideradas de pré-campanha, essenciais para determinar se houve desequilíbrio na disputa.

Único voto a favor: O juiz José Rodrigo Sade foi o único até o momento a votar a favor da cassação de Moro, divergindo do relator. Sade considerou um montante superior de gastos na pré-campanha, defendendo sua posição com base em critérios diferentes dos demais juízes.

Consequências: Independente do resultado no TRE, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e os efeitos da decisão só serão válidos após o esgotamento de todos os recursos. Se condenado, Moro perderia o mandato e ficaria inelegível até 2030, além de acarretar em novas eleições para o Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES