TRE-PI cassa prefeito de Santa Cruz do Piauí

O prefeito irá recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) decidiu ontem cassar o mandato do prefeito do município de Santa Cruz do Piauí, Jurandir Martins dos Santos (PTB). Ele é acusado de abuso de poder econômico e conduta vedada e, além de perder o cargo, também teve os direitos políticos cassados por oito anos. A Corte determinou que a segunda colocada no pleito de 2008, Jandira Nunes Martins (PSB), tome posse no lugar de Jurandir.

O relator do caso foi o desembargador Haroldo Rehem. O prefeito irá recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No parecer do MPE-PI, que pedia a cassação, o prefeito era acusado de ter distribuído mil cestas básicas na cidade que possui menos de 6 mil habitantes. Jurandir já havia sido jugado e absolvido no primeiro julgamento.

A Corte manteve ontem a decisão. Já o julgamento da prefeita Ana Márcia Leal da Costa Sousa, e do vice-prefeito, Alberto Ribeiro Soares, do município de Angical foi adiado. Eles são acusados de abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio. O TRE-PI também autorizou uma nova mudança de personagens na campanha piauiense para o pleito deste ano. Carlos Henrique Nery (PT), ex-candidato a deputado federal, foi substituído por Marcelo Vaz da Costa e Castro, (PMDB) na chapa ?Para o Piauí Seguir Mudando?.

Nery teve o registro de candidatura impugnado por ter apresentando contas como gestor público reprovadas pelo Tribunal de Cotas do Estado (TCE-PI) com irregularidades insanáveis. O candidato seria julgado com base na aplicação da Lei Ficha Limpa mas apresentou requerimento de desistência da candidatura. Outro nome que deve ficar de fora da disputa em outubro é o de Cleoplínio Dias da Silva, do PV, que teve o registro indeferido e recorreu da decisão. A reprovação na prestação de contas do candidato também motivou o indeferimento do registro na semana passada.

VÍDEO- Uma entrevista com o candidato a vice na chapa do governador Wilson Martins (PSB), o deputado estadual Moraes Sousa Filho (PMDB), criticando o PT deverá ser retirada do site do candidato do PSDB ao Governo estadual, o ex-prefeito Sílvio Mendes. Durante o julgamento que manteve a decisão anterior do TRE-PI, o vídeo de Zé Filho foi exibido no plenário. O PSDB recorreu da decisão que havia sido tomada pela Corte.(S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES