TRE-PI vai punir rigorosamente

Segundo Eufrásio, a partir da próxima semana funcionará uma Comissão especial com três procuradores e três juízes

Avalie a matéria:
TRE vai punir rigorosamente no PI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em ano eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, o desembargador Raimundo Eufrásio Filho, alerta que os casos de propaganda extemporânea serão apurados com rigidez pela Corte. Segundo Eufrásio, a partir da próxima semana funcionará uma Comissão especial com três procuradores federais e três juízes, que serão responsáveis por investigar denúncias sobre propaganda fora do prazo legal.

?A propaganda eleitoral somente será permitida dentro do período vigente pela lei?, enfatiza o desembargador, lembrando que esse período se inicia no dia 6 de julho e segue até um dia antes das eleições marcadas para 3 de outubro. A Comissão será formada pelos procuradores Tranvanvan Feitosa, Kelston Pinheiro Lages e Carlos Wagner Barbosa Guimarães, e pelos juízes, Manuel de Sousa Dourado, Haydée Lima Castelo Branco e Ricardo Filipe Rodrigues Macieira.

Os senadores Mão Santa (PMDB) e Heráclito Fortes (DEM), além do deputado federal Ciro Nogueira (PP), já foram condenados pela Corte desde o final do ano passado, acusados de propaganda eleitoral extemporânea.

O Tribunal também se prepara para um pleito digitalizado no Estado. O processo de cadastramento biométrico nos municípios de Piripiri e Piracuruca, está em fase de conclusão. O sistema, que colhe a foto e a digital de cada eleitor, já está sendo implantado em 3% do eleitorado brasileiro para as eleições do próximo ano e impedirá fraudes, como um eleitor votar no lugar do outro. Outra novidade que está sendo trabalhada pelo TRE-PI é a possibilidade de detentos provisórios participarem como votantes das próximas eleições.

As datas para a escolha dos candidatos de cada partido e para as convenções partidárias estão marcadas para acontecer de 10 a 30 de junho. Os registros de candidaturas podem ser feitos até às 19h dia 05 de julho, enquanto a propaganda deverá ser iniciada em 6 de julho, funcionando das 8 às 22 horas, podendo se estender até as 00h nos comícios. No dia 17 de agosto terá início a propaganda eleitoral gratuita, que se estenderá até 30 de setembro. O alistamento eleitoral poderá ser feito até as 19 h do dia 5 de maio.

JULGAMENTO- Na próxima segunda-feira, 25, o TRE-PI julgará o mérito da ação eleitoral que cassou os mandatos do prefeito de Canto do Buriti-PI, Nilmar Valente de Figueiredo, e do vice João Bosco Carvalho de Oliveira. Eles permanecem nos cargos, mediante liminar conseguida no próprio TRE. O juiz Valter Alencar Rebelo é o relator do processo. Os gestores haviam sido cassados na 36ª Zona Eleitoral, acusados de terem praticado captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico, nas eleições de 2008.

CALENDÁRIO ELEITORAL DE 2010

Primeiro turno 3 de outubro

Segundo turno 31 de outubro

Registro de candidaturas até 5 de julho

Registro de pesquisas de opinião pública a partir de 1º de janeiro de 2010

Propaganda eleitoral gratuita do primeiro turno de 17 de agosto a 30 de setembro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES