TRE-PI indefere Roncalli por improbidade

O crime de improbidade administrativa foi supostamente cometido em 2001

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) terminou ontem o julgamento dos últimos pedidos de registros dos candidatos que pretendem concorrer ao pleito de outubro. Dos nove registros com irregularidades constatadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE-PI), apenas dois foram reavaliados pela Corte e deferidos. Ao todo, o TRE-PI julgou 415 processos de registro de candidatura. Entre os processos julgados indeferidos estava o do deputado estadual Roncalli Paulo (PSDB), que busca a reeleição mas foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O crime de improbidade administrativa foi supostamente cometido em 2001, quando Roncalli ainda era secretário de Obras e Serviços Públicos do Estado na gestão do ex-governador e atual senador Mão Santa (PSC). O deputado já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último fim de se-mana. Ao todo, a instância máxima da Justiça Eleitoral recebeu 12 recursos que questionam decisões dos TREs sobre os registros de candidaturas. Os magistrados terão até o próximo dia 19 para avaliar os pedidos.

A Corte piauiense também manteve o indeferimento dos registros de José Carlos Lima da Silva, do PSDC, para o cargo de deputado federal, Roberto Ramos, deputado estadual, Antônio Oliveira da Silva, deputado federal, ambos da coligação ?Para o Piauí seguir mudando?, Gutemberg de Moura Rocha, do PDT, que tentava a vaga de deputado federal e Elza Bucar (PDT), deputada estadual. Mizomar Rocha Bastos (PV) e José Evandro de Araújo Luz (PT), ambos candidatos a deputado estadual, por outro lado, tiveram os registros deferidos.

Já os processos que pediam a reforma na decisão do Tribunal sobre a cassação do prefeito do Morro Cabeça do Tempo, Gedeon Rocha (PMDB), do vice-prefeito, Antônio Francisco (PTB), e do prefeito de Oeiras, B. Sá (PSB), foram negados. O relator dos casos era o desembargador Haroldo Rehem. Os dois prefeitos foram cassados no mês passado e ainda podem recorrer ao TSE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES