TRE-PI inicia comemorações alusivas aos 70 anos

Será apresentada uma peça, além de uma expressiva exposição

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Celebrando os 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral no Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) inicia hoje (8) as comemorações alusivas à marca, nesse âmbito, a entidade receberá diversas homenagens e ainda ensejará a discussão sob temas que norteiam às suas prerrogativas institucionais.

Nesse âmbito, a programação contará com sessão solene presidida pelo presidente do TRE, Edvaldo Moura, e a palestra magna do Prof. Walter Costa Porto (ex-ministro do TSE). Na ocasião, ele tratará de questões referentes às eleições e à cidadania, versando para a abstração de conhecimento dos temas que regem o Tribunal.

No evento de abertura, ainda será apresentada uma peça, além de uma expressiva exposição museológica e histórica, detalhando todos os períodos enfrentados pela entidade, desde a sua instituição até a modernização e o desenvolvimento do processo eleitoral, tal como as práticas adotadas no que cerne à fiscalização e transparência do pleito.

Cabe ressaltar que no planejamento de ações comemorativas também inclui-se o lançamento de concurso de redação e de selo referente aos 70 anos da Justiça Eleitoral.

EVOLUÇÃO - Dentre os dados a serem comemorados a partir das 8h30 de hoje no TRE-PI, encontra-se a utilização dos recursos de computação há mais de duas décadas pela entidade no Estado, o que viabilizou, por exemplo, a disponibilização de informações institucionais e de interesse público, como os resultados de eleições, as estatísticas eleitorais e as decisões da Corte e dos juízes eleitorais, evoluindo substancialmente na transparência; fator amplificado pela identificação biométrica de eleitores, em que atualmente 13 municípios já fizeram o recadastramento e, até 2016, mais 86 municípios terão concluído o processo, o que equivale a 70% do eleitorado piauiense.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES