TRE-PI julga dois prefeitos esta semana

O primeiro caso, que será analisado na segunda-feira pela Corte eleitoral, é o do prefeito do município de Flores do Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) julga dois prefeitos piauienses esta semana. O primeiro caso, que será analisado na segunda-feira pela Corte eleitoral, é o do prefeito do município de Flores do Piauí, Raimundo Gonzaga dos Santos, e seu vice-prefeito, Luiz Carlos de Moura e Silva. Eles respondem a três Ações de Investigação Judicial (AIJEs) impetradas pelo candidato que perdeu o pleito municipal de 2008, Manoel Gomes da Silva.

Eles são acusados de abuso de poder político, econômico e de autoridade. O juiz Marcelo Carvalho Cavalcante é o relator do caso. Quem também poderá perder o cargo na próxima terça-feira, é o prefeito do município de Miguel Alves, Miguel Borges de Oliveira Júnior. Os gestores municipais são acusados de abuso de poder econômico e político além de captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos. O juiz Manoel de Sousa Dourado é o relator do caso.

Miguel Borges e sua vice-prefeita, Lindalva Moura Cruz, são réus em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) impetrada pela coligação ?Nossa Terra, Nossa Gente?, que teve como candidata a prefeita em 2008, Maria Salete Rego Medeiros Pereira da Silva. Outro caso que poderá ser analisado ainda essa semana é o do vereador de Teresina, Décio Solano (PT).

O petista ingressou com uma liminar no TRE-PI solicitando a permanência no cargo até o julgamento do processo que pede a sua inelegibilidade. Caso tenha o pedido negado, Décio dará lugar na Câmara de Vereadores ao suplente Edilberto Borges, do Dudu (PT). Com a última semana de campanha no segundo turno, o Tribunal deverá priorizar os processos relativos às eleições gerais deste ano. Segundo o presidente da Corte, o desembargador Raimundo Eufrásio, os julgamentos dos prefeitos que têm o mandato em risco, no entanto, serão avaliados paralelamente aos processos de 2010. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES