Juízes negam inscrição a mais de 400 eleitores no Piauí, revela TRE

Cerca de 50% desses recursos de alistamento eleitoral já foram julgados pelo TRE-PI.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Sistema de Acompanhamento de Documentos e Processos (SADP) do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), divulgados ontem, apontam que entre 1º de janeiro a 19 de julho de 2012 foram autuados no Tribunal 576 recursos eleitorais. Desse total, 454 (78%) se referem a alistamento eleitoral e foram impetrados por eleitores que tiveram sua inscrição, revisão ou transferência eleitorais negadas pelos juízes de suas respectivas Zonas Eleitorais.

Cerca de 50% desses recursos de alistamento eleitoral já foram julgados pelo TRE-PI. A grande maioria, 328, são oriundos de municípios da região de Picos, especialmente de Francisco Santos, Geminiano, Sussuapara, Monsenhor Hipólito e Vera Mendes, que juntos somam 299 recursos. Outro município que chamou a atenção pelo número de recursos eleitorais foi o de Pimenteiras, que chegou a 50.

O Código Eleitoral define o domicílio eleitoral como sendo ?o lugar de residência ou moradia do requerente e, verificado ter o alistando mais de uma, considerar-se-á domicílio qualquer uma delas?. O Tribunal Superior Eleitoral entende que o eleitor pode residir em um lugar e possuir, ou requerer a transferência, de seu domicílio eleitoral para outro no qual mantenha vínculo decorrente de atividades profissionais, comerciais, funcionais, propriedade e, inclusive atividades políticas.

No caso de candidatos, o requerimento de transferência de domicílio eleitoral somente pode se processar até um ano antes da eleição, sob pena de inelegibilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES