Três ministros do STF votam para tornar ré a deputada Carla Zambelli

O relator, miistro Gilmar Mendes disse que há indícios suficientes para justificar a abertura de uma ação penal contra a deputada.

Deputada Carla Zambelli | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou, nesta sextura-feira (11), a contabilização de três votos favoráveis para que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) seja tornada ré. As acusações envolvem os crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com o uso de arma de fogo. A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), tem como base um incidente ocorrido durante o período das eleições de 2022, no dia 29 de outubro, véspera do segundo turno das eleições. 

Na ocasião, Zambelli teria sacado uma arma de fogo e perseguido o jornalista Luan Araújo. A perseguição teve início após uma troca de provocações entre ambos durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo. Os votos favoráveis ao recebimento da denúncia contra a deputada foram proferidos pelo relator do caso, ministro Gilmar Mendesbem como pelos ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.

No seu voto, o relator, ministro Gilmar Mendes, observou que há indícios suficientes para justificar a abertura de uma ação penal contra Carla Zambelli. Ele ressaltou que, mesmo que a acusada tenha porte de arma, o uso fora dos limites da legítima defesa, especialmente em um contexto público e às vésperas de uma eleição, pode acarretar em responsabilidade penal.

O julgamento está em andamento no plenário virtual do STF, modalidade em que os ministros inserem seus votos em um sistema eletrônico, sem a necessidade de uma deliberação presencial. A sessão virtual está programada para se estender até o dia 21 de agosto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES