Tribunal afasta governadora do Rio Grande do Norte por abuso de poder

De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-RN, a decisão foi tomada durante julgamento do recurso eleitoral 547-54

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) determinou nesta terça-feira o afastamento da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) do cargo. Condenada por abuso de poder econômico e político durante as eleições para a prefeitura de Mossoró, em 2012, Rosalba foi declarada inelegível por 8 anos.

De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-RN, a decisão foi tomada durante julgamento do recurso eleitoral 547-54, que manteve a cassação dos diplomas da prefeita eleita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), e de seu vice, Wellington Filho (PMDB), que já estão afastados. Ao analisarem questão de ordem, os magistrados decidiram aplicar também à governadora a condenação pelos crimes eleitorais.

Rosalba Ciarlini é acusada de uso indevido da máquina pública em benefício de Cláudia Regina, candidata apoiada pelo governo nas eleições municipais. Segundo a denúncia apresentada, Rosalba teria utilizado uma aeronave oficial do Estado para participar de mais de 50 eventos de campanha de sua candidata.

Segundo o TRE-RN, após a publicação do acórdão do julgamento, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte será notificada para empossar, em um prazo de 24 horas, o vice-governador, Robinson Faria (PSD). Não há, porém, previsão de data para essa publicação.

O Terra tentou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação do governo, mas até as 19h30, as ligações não foram atendidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES