Tribunal de Contas bloqueia as contas de 38 prefeituras do Piauí

O presidente do TCE explicou que o bloqueio das contas públicas é o último recurso utilizado pelo TCE.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou ontem o bloqueio das contas bancárias de 38 prefeituras e de seis Câmaras Municipais do Piauí que deixaram de apresentar a prestação de contas referentes ao mês de fevereiro. Os gestores públicos são obrigados a prestarem contas do destino dado aos recursos públicos, caso contrário poderão ser enquadrados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, em vigor há 11 anos.

O presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros, explicou que o bloqueio das contas públicas é o último recurso utilizado pelo TCE para ?obrigar? os gestores a apresentarem a prestação de contas, porque prejudica o atendimento do município à sociedade. ?Os prefeitos têm um prazo de mais de 60 dias para entregar a prestação, após a conclusão do mês de entrega. O TCE está à disposição para esclarecer as dúvidas. Não há justificativa para esses atrasos?, declarou.

O TCE bloqueou as contas das Câmaras Municipais das cidades de Cocal, Cristalândia do Piauí, Nazaré do Piauí, Parnaguá, Riacho Frio, Rio Grande do Piauí e Santo Antônio dos Milagres. Mas segundo o presidente, a movimentação bancária destas Casas será liberada tão logo os gestores apresentarem a prestação de contas.

De acordo com o conselheiro do TCE, Jaílson Campelo, o Tribunal realiza na próxima segunda-feira, 6, o Seminário para Controladores Sociais, como forma de convocar os cidadãos piauienses a ajudar o TCE na fiscalização do uso dado pelos gestores aos recursos públicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES