Tropas federais devem retornar no Maranhão

Os pedidos foram das cidades de Manaus, no Amazonas e Campina Grande, na Paraíba

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral j? recebeu pedido para que a for?a federal atue em dois munic?pios durante o segundo turno das elei?es, a ser realizado no pr?ximo dia 26 de outubro.

Os pedidos foram das cidades de Manaus, no Amazonas e Campina Grande, na Para?ba.

Em Campina Grande, o pedido tem como finalidade assegurar a ordem p?blica e o livre exerc?cio do voto durante o segundo turno das elei?es 2008. Em Manaus, al?m de manter a tranq?ilidade do pleito, o pedido leva em considera??o incidente ocorrido em 2004, quando, devido a aus?ncia de for?a policial, houve abordagem a eleitores n?o s? nas ruas, como nas filas de vota??o.

Benedito Leite

Al?m dos dois munic?pios em que haver? segundo turno, houve tamb?m pedido para atua??o da for?a federal em Benedito Leite, onde ser? realizada elei??o referente ao primeiro turno, com votos para prefeito e vereadores. Isso porque a elei??o do ?ltimo dia 5 foi cancelada pela Justi?a Eleitoral depois que diversas urnas foram queimadas pelos eleitores.

No dia da elei??o, cerca de 600 pessoas incendiaram urnas e mantiveram presos o juiz local e seu filho. Na cidade estavam presentes 11 agentes do Ex?rcito e 10 policiais militares, que conseguiram resgatar o juiz e a crian?a. O motivo da revolta teria sido o cancelamento de t?tulos, depois do processo de revis?o eleitoral ocorrido no munic?pio, em 2007. Al?m disso, o juiz da cidade n?o teria cumprido decis?o do TSE de validar a candidatura de tr?s pessoas ao cargo de vereador.

Os pedidos de atua??o da for?a federal s?o feitos pelo juiz eleitoral de cada localidade ao Tribunal Regional do estado, que, por sua vez, repassa para o TSE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES