TSE abre testes para especialistas mostrarem plano de ataque às urnas

Objetivo é encontrar eventuais vulnerabilidades no sistema de votação do país para fortalecer a confiança do processo eleitoral

TSE abre testes para especialistas mostrarem plano de ataque às urnas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (27), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia a realização do Teste da Urna de 2023, uma etapa crucial para assegurar a integridade das urnas eletrônicas nas eleições municipais do próximo ano. Especialistas inscritos iniciarão uma análise detalhada dos códigos-fonte, visando desenvolver um plano de ataque ao sistema eleitoral como parte das avaliações de segurança.

O objetivo é testar e encontrar eventuais vulnerabilidades no sistema de votação brasileiro para “fortalecer a confiabilidade, transparência e segurança” do processo eleitoral, segundo o TSE. Conforme o TSE, "o teste é parte integrante do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão, recebimento de arquivos e apoio aos processos de auditoria da urna eletrônica". 

Os sistemas eleitorais a serem testados abrangem aqueles relacionados à geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, todos lacrados em cerimônia pública. Isso inclui não apenas o hardware da urna eletrônica, mas também seus softwares e os sistemas de apoio.

Em setembro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, de forma unânime, uma modificação na resolução que atualiza a lista de entidades com legitimidade para fiscalizar o processo eleitoral. Essas alterações resultaram na exclusão do Supremo Tribunal Federal (STF) e das Forças Armadas do rol de instituições autorizadas a acompanhar as fases de auditoria das urnas e dos sistemas eleitorais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES