TSE aceita julgar recurso de Maluf contra Ficha Limpa

Deputado foi barrado pelo TRE-SP, mas recebeu quase 500 mil votos na eleição

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram nesta quinta-feira (2) que vão julgar o recurso apresentado pela defesa do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) paulista.

Por seis votos a um, o plenário da Corte derrubou o argumento do relator, o ministro Marco Aurélio Mello, para quem a defesa de Maluf havia perdido o prazo para entrar com o recurso. Em decisão anterior, tomada no mês de agosto, o TRE-SP negou o registro de candidatura ao parlamentar com base na Lei da Ficha Limpa.

No julgamento de hoje, os ministros não abordaram a questão principal: se Maluf é ou não inelegível.

O deputado, que neste ano conseguiu votos 497.203 votos, número suficiente para se reeleger, foi enquadrado no artigo da Ficha Limpa que determina a inelegibilidade de pessoas condenadas por órgãos colegiados (em que mais de um juiz decide).

Justiça Eleitoral de SP barra Maluf

A data do julgamento do recurso apresentado pela defesa de Maluf não foi marcada.

O deputado foi condenado pelo TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo por improbidade administrativa devido à compra de frangos superfaturados pela prefeitura da capital paulista em 1996, época em que ele era prefeito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES