Deputados: TSE anuncia piauienses em debate sobre vagas

O Piauí poderá perder dois deputados federais e três estaduais com as mudanças.

Avalie a matéria:
Ministra Nancy Andrighi. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra Nancy Andrighi divulgou a relação dos inscritos para falar na audiência pública que debaterá a eventual redistribuição do número de vagas de deputados federais, estaduais e distritais no país.

A audiência ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio de 2012, das 14h às 18h, no Auditório I do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília-DF. O Piauí poderá perder dois deputados federais e três estaduais com as mudanças na quantidade de parlamentares de cada Estado.

Entre os dez participantes, estão três parlamentares do Piauí: os deputados federais Júlio César (PSD) e Marcelo Castro (PMDB) e a deputada estadual Margareth Coelho (PP).

Cada um dos dez participantes habilitados disporá de, no máximo, 15 minutos para fazer as suas considerações, devendo observar as normas estabelecidas para as audiências e se limitar exclusivamente ao assunto em debate, sob pena de a manifestação ser interrompida.

A decisão de convocar a audiência pública ocorreu na sessão administrativa do TSE do último dia 22 de março, quando o Tribunal analisou pedido da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas para a redefinição das bancadas.

Cabe à Justiça Eleitoral redefinir o número de deputados de acordo com a proporção de cada uma das populações nos Estados. De acordo com o artigo 45 da Constituição Federal, o número total de deputados, e a representação por Estado e pelo Distrito Federal devem ser estabelecidos "por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma das unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de 70 deputados".

A Lei Complementar nº 78, de 30 de dezembro de 1993, estabelece que o número de deputados não pode ultrapassar 513 e que cabe ao IBGE fornecer os dados estatísticos para a efetivação do cálculo.

Feitos os cálculos, o TSE deve encaminhar aos Tribunais Regionais Eleitorais e aos partidos políticos o número de vagas a serem disputadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES