TSE apresenta diretrizes e resoluções para as Eleições 2024; confira!

A reunião contou com a presença dos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país e a vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia.

TSE apresenta diretrizes e resoluções para as Eleições 2024 | FOTO: Reprodução/Agencia Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (5), foi apresentado as diretrizes e as expectativas da Justiça Eleitoral (JE) para as Eleições 2024. A reunião contou com a presença dos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país e a vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, em Belo Horizonte (MG).

O QUE OCORREU: A ministra Cármen Lúcia defendeu o banco de teses a ser adotado por todos os tribunais eleitorais, a fim de evitar recursos cujos entendimentos já estejam consolidados no TSE, como ocorre com o tema da fraude à cota de gênero, combatida pela Corte Superior e cuja consequência tem sido, em muitos casos, a cassação de mandatos. 

Ela ainda ressaltou a segurança que envolve toda a eleição, tanto para a eleitora e o eleitor na hora de votar como para servidores, juízes eleitorais e todos que trabalham em prol da democracia. “Esperamos receber mais de meio milhão de candidatas e candidatos, e o Brasil inteiro estará olhando para a Justiça Eleitoral”, disse a ministra. 

Concluindo a exposição, Cármen Lúcia defendeu o diálogo permanente entre as instâncias da Justiça Eleitoral. “Temos que estar preparados para esse intenso trabalho e os desafios que se apresentam, notadamente nestas Eleições Municipais, garantindo a segurança constitucional, física de juízes, servidores, eleitores e demais envolvidos, e de equipamentos e recursos tecnológicos, neste imenso processo democrático”, afirmou. 

Vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia | FOTO: TSE

Além dos presidentes de TREs, estiveram presentes ao encontro desta manhã o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, vice-presidente do TRE-MG e corregedor regional eleitoral, o desembargador Paulo Tamburini e a juíza auxiliar da Presidência do TRE-MG, Roberta Rocha Fonseca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES