TSE aprova envio de tropas a 268 municípios e nega reforço a 161

A cinco dias da eleição, corte ainda não analisou pedido de 49 cidades. RN é estado com mais municípios atendidos (112), seguido pelo Pará (67)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cinco dias do primeiro turno da eleição municipal, o Tribunal Superior Eleitoral autorizou até esta terça-feira (2) o envio de tropas federais para reforçar a segurança em 268 cidades de 10 estados, conforme balanço divulgado pelo tribunal. No total, 478 municípios de 11 estados pediram apoio de efetivo das Forças Armadas. O TSE rejeitou as solicitações de 161 cidades e ainda precisa analisar requerimentos de outras 49.

O Piauí, que pediu reforço para 143 cidades ?64% dos municípios do estado?, teve o pedido negado. De acordo com o relator do processo, ministro Marco Aurélio Mello, o governador do estado, Wilson Martins, afirmou que as forças de segurança estaduais são suficientes para garantir a segurança durante o pleito.

O plenário do TSE só se reúne mais uma vez, na próxima quinta (4), antes do primeiro turno das eleições, que acontece no domingo (7). Até esta terça, o estado com mais cidades atendidas pelo envio de tropas é o Rio Grande do Norte (RN), que terá presença das Forças Armadas em 112 cidades.

O motivo do pedido de reforço nos municípios do estado se deu ao "acirramento" da disputa eleitoral, segundo o TRE local. O Pará é o segundo estado com mais municípios atendidos pela presença das forças federais (67), seguido pela Amazonas (30), e o Maranhão (27).

Motivos dos pedidos

Muitas cidades pedem reforços em razão da presença de tribos indígenas, segundo o próprio TSE.

Alguns índios entendem que, em razão de terem direitos regulados por leis federais, não devem se submeter às forças estaduais de segurança, como Polícia Civil e Polícia Militar.

É o caso de diversas cidades do Pará, como Altamira (PA), que abrigará a Hidrelétrica de Belo Monte, e Oiapoque, no Amapá. Os pedidos de reforço para os dois municípios foram autorizados.

Outros estados, como o Rio de Janeiro, solicitaram reforço por temerem a atuação de grupos armados. Na semana passada, o TSE autorizou o envio de tropas para oito cidades do Rio. Na capital fluminense, as tropas começaram a atuar no último domingo (30) e permanecerão na cidade até o término do primeiro turno das eleições.

Para outras cidades, Campos, Itaboraí, Magé, Macaé e Rio das Ostras, o tribunal aprovou a presença das tropas somente no dia da disputa eleitoral. O pedido de envio de tropas foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A solicitação prevê a concentração de soldados do Exército especialmente na região do Complexo da Maré e na Zona Oeste do Rio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES