TSE divulga calendário com as principais datas das eleições 2024

Eleições municipais serão realizadas em 6 de outubro; eventual segundo turno será no dia 27

Brasil terá eleições municipais no dia 6 de outubro | Antonio Augusto / TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste ano 152 milhões de eleitores deverão comparecer às urnas para eleger os futuros representantes municipais - prefeitos e vereadores. As eleições municipais de 2024, marcadas para o dia 6 de outubro, com possível segundo turno em 27 de outubro, prometem ser um marco na democracia brasileira.

Os preparativos já estão em andamento, com diversos prazos e etapas a serem cumpridos. Desde o início do ano, as entidades e empresas que conduzirem pesquisas de opinião sobre intenção de voto devem registrar seus levantamentos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até cinco dias antes da divulgação dos resultados.

De 23 a 25 de janeiro, todas as resoluções que regerão as Eleições Municipais de 2024 serão discutidas e aprovadas pelo Plenário do TSE, estabelecendo diretrizes para candidatos, partidos e eleitores durante o processo eleitoral.

A janela partidária, de 7 de março a 5 de abril, permitirá que vereadores troquem de partido sem perder o mandato, preparando o terreno para a definição de candidaturas. Até 6 de abril, seis meses antes do pleito, as legendas devem obter o registro dos estatutos no TSE, enquanto candidatos precisam garantir domicílio eleitoral e filiação partidária.

Até 8 de maio, jovens que precisam tirar o título ou eleitores que desejam transferir o domicílio eleitoral têm a oportunidade de solicitar os serviços da Justiça Eleitoral. A partir de 9 de maio, o cadastro eleitoral será fechado, conforme estabelecido pela Lei das Eleições.

Entre 15 e 17 de maio, o Teste de Confirmação do TPS ocorrerá no TSE, avaliando as soluções aplicadas após o Teste Público de Segurança da Urna, realizado no final do ano anterior.

A partir de 15 de maio, pré-candidatos podem iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos por meio de financiamento coletivo, respeitando as regras de propaganda eleitoral na internet.

As convenções partidárias, de 20 de julho a 5 de agosto, definirão coligações e escolherão candidatos, com registro na Justiça Eleitoral até 15 de agosto. A propaganda eleitoral terá início em 16 de agosto, enquanto a propaganda gratuita no rádio e TV ocorrerá de 30 de agosto a 3 de outubro.

Restrições à prisão de candidatos começam em 21 de setembro, e eleitores não poderão ser presos a partir de 1º de outubro, a menos em casos específicos, garantindo um ambiente eleitoral mais justo e transparente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES