TSE: entidade não encontra falhas em código-fonte da urna eletrônica

Desde outubro do ano anterior, o ciclo de transparência para o pleito de 2024 foi iniciado, permitindo o início dos procedimentos de fiscalização

TSE: entidade não encontra falhas em código-fonte da urna eletrônica | José Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (30), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) concluiu a análise do código-fonte do sistema das urnas eletrônicas destinadas às eleições municipais de outubro. Durante o procedimento padrão conduzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos meses que antecedem as eleições, não foram identificadas quaisquer falhas ou fragilidades no sistema dos equipamentos.

Segundo o representante da entidade, Roberto Samarone, o sistema eletrônico de votação possui recursos avançados de segurança. "Sempre buscamos falhas ou fragilidades, mas, até o momento, nós não encontramos nenhum tipo, nem falha, nem fragilidade”, afirmou. 

Desde outubro do ano anterior, o ciclo de transparência para o pleito de 2024 foi iniciado, permitindo o início dos procedimentos de fiscalização. Em dezembro do mesmo ano, representantes do União Brasil também compareceram ao TSE para conduzir a auditoria.

Os procedimentos de fiscalização serão concluídos em setembro deste ano, quando o TSE realizará a lacração dos sistemas que serão instalados nas urnas eletrônicas. Em 20 de fevereiro, representantes do Senado farão a análise do código-fonte.

O primeiro turno das eleições municipais está agendado para 6 de outubro, quando os eleitores votarão para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O segundo turno está programado para 27 de outubro e será realizado em municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos a prefeito obteve a maioria dos votos no primeiro turno.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES