TSE forma maioria para condenar Bolsonaro e Braga Netto por uso eleitoral do 7/9

Ministro André Ramos Tavares diz que houve um “aproveitamento parasitário” no 7 de setembro de 2022

Bolsonaro e Braga Netto fizeram uso eleitoral do 07 de setembro, apontou TSE | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou, nesta terça-feira, 31, maioria para condenar à inelegibilidade por uso eleitoral durante as comemorações do 7 de Setembro de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Também foi condenado o general Braga Netto, candidato a vice-presidente, que agora fica inelegível. Quatro ministros foram favoráveis à punição de Bolsonaro, além de multa no valor de R$ 425 mil ao ex-mandatário. A sessão foi reiniciada com os votos dos ministro André Ramos Tavares e Cármen Lúcia.

Eles votaram a favor da inelegibilidade de Bolsonaro e do candidato a vice, o general Walter Braga Netto.  Os ministros que votaram pela condenação de Braga Netto foram Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e o relator Benedito Gonçalves, somando cinco votos. Votaram contra os ministros Raul Araújo e Nunes Maques.

Em sua manifestação de voto, André Ramos Tavares declarou que ocorreu um "aproveitamento parasitário" da campanha de Bolsonaro no 7 de Setembro.

"Não há dúvida alguma que todo esse aparato, tanto de espaço físico, servidores e serviços públicos, foi usado em benefício de uma campanha e não seguindo rigorosamente o cumprimento e aquilo que seria necessário para que se tivesse a comemoração oficial, impessoal como é próprio de uma República", falou André Ramos Tavares, ministro do TSE.

Sobre o candidato a vice, Braga Netto, o ministro André Ramos ressaltou que ele  participou dos eventos e, como consequência, foi beneficiado do uso eleitoral das comemorações do 7 de Setembro. "Sua participação ocorreu no cenário abusivo que foi construído em benefício de sua candidatura", declarou

A ministra Cármen Lúcia garantiu que, de fato, a data foi aproveitada de forma indevida por um ato de campanha destinados a apoiadores de Bolsonaro. "A República impõe respeito, exige austeridade, impõe responsabilidade e muita prudência. Muito mais por parte do agente público que esteja no cargo", falou a ministra.

Agora, o TSE parte para punir Bolsonaro pela segunda vez e pode excluir Braga Netto das eleições de 2024. A primeira condenação, por 5 a 2, foi em junho, e foi em razão da reunião com embaixadores, quando o ex-presidente falou sobre inverdades a respeito do processo eleitoral em um encontro com representantes estrangeiros.

Neste julgamento, o TSE a conduta do ex-presidente durante o 7 de Setembro foi submetida a julgamento. As ações de investigação eleitoral e a representação foram apresentadas pelo PDT e pela senadora Soraya Thronicke, então candidata à Presidência em 2022. Eles alegam que, após o desfile militar realizado na capital do País, Bolsonaro foi discursar para apoiadores num trio elétrico.

Caso o ex-presidente seja condenado novamente, a situação permanece como está, pois as penas não são cumulativas e a inelegibilidade em ambos os processos contam oito anos a partir de 2022, o que retira o ex-presidente das eleições até 2030. Mas uma nova punição vai desgastar politicamente o ex-presidente ainda mais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES