TSE forma maioria para manter decisão da inelegibilidade de Bolsonaro

Ainda estão pendentes os votos de Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e Nunes Marques.

TSE forma maioria para manter decisão que torna ex-presidente inelegível | Tânia Rego/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão realizada nesta sexta-feira, 22, formou maioria e negou um recurso da defesa  para revogar a decisão que declarou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos. O julgamento ocorreu no plenário virtual do tribunal, sendo iniciado na madrugada desta sexta-feira.

O ex-presidente Bolsonaro foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação no mês de junho deste ano.  Isso se deu após uma reunião realizada com embaixadores em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, na qual atacou o sistema eletrônico de votação. O encontro foi questionado em relação à sua legalidade pelo PDT.

Até o momento, quatro dos sete integrantes do TSE rejeitaram o recurso da defesa, incluindo o relator Benedito Gonçalves, Alexandre de Moraes, André Ramos Tavares e Cármen Lúcia. Ainda estão pendentes os votos de Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e Nunes Marques.

Os advogados de Bolsonaro, em seu recurso apresentado ao TSE, alegaram cerceamento de defesa durante o julgamento devido à falta de análise de todos os argumentos apresentados e à não realização da apresentação de testemunhas.

Este caso está sendo analisado em julgamento virtual, no qual os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. A previsão é de que a análise do recurso seja concluída até o dia 28 deste mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES