TSE impõe fidelidade partidária a Governadores e Prefeitos

TSE impõe fidelidade partidária a Governadores e Prefeitos

TSE impõe fidelidade partidária a Governadores e Prefeitos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por unanimidade, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu estender a fidelidade partid?ria para os ocupantes de cargos majorit?rios presidente da Rep?blica, governadores, senadores e prefeitos. Seis ministros do TSE seguiram o voto do relator, Carlos Ayres Britto, que recomendou a retirada do mandato de quem trocar de legenda ap?s ser eleito por outro partido.

"A soberania do voto popular ? exercida para sufragar candidatos partid?rios, n?o avulsos", disse o relator. "N?o se pode negar o ?bvio: neste tipo de competi??o homem a homem, candidato a candidato, o prest?gio individual tende a suplantar o partid?rio."

Ayres Britto entende que o mandato pertence ao partido e n?o ao pol?tico eleito. Votaram com ele os ministros Jos? Delgado, Ari Pargendler, Caputo Bastos, Gerardo Grossi e Cezar Peluso, al?m do presidente do tribunal Marco Aur?lio Mello.

Mello j? havia dito que era favor?vel ? aplica??o da regra da fidelidade partid?ria para todos os pol?ticos sejam eles eleitos pelo sistema proporcional ou majorit?rio.

No come?o do m?s, STF validou uma decis?o do TSE e reconheceu a aplica??o da fidelidade partid?ria para os eleitos pelo sistema proporcional deputados estaduais, federais e vereadores.

O STF entendeu que a regra ? v?lida desde 27 de mar?o data de julgamento do TSE, que imp?s a fidelidade partid?ria. No entanto, ressaltou ressaltou que os parlamentares ter?o amplo direito de defesa para argumentarem os motivos que os levaram a mudar de legenda.

Aplica??o

Semelhante ao que foi definido para deputados e vereadores, a determina??o do TSE ter? apenas car?ter administrativo e indica o entendimento do tribunal sobre a fidelidade partid?ria. Esse entendimento, contudo, n?o ser? aplicada imediatamente a nenhum caso concreto.

Para os majorit?rios, a data de aplica??o dever? ser fixada pelo STF. O julgamento de hoje n?o fez refer?ncia a isso.

Questionamentos

Os ministros do TSE responderam a uma consulta do deputado Nilson Mour?o (PT-AC) que perguntou se "os partidos e coliga?es t?m o direito de preservar a vaga obtida pelo sistema eleitoral majorit?rio, quando houver pedido de cancelamento de filia??o ou de transfer?ncia do candidato eleito por um partido para outra legenda".

A expectativa ? que o TSE aprove na pr?xima semana resolu??o disciplinando a tramita??o desses processos. Como o definido pelo STF, os pol?ticos ter?o amplo direito de defesa. Para argumentar a mudan?a de legenda, os "infi?is" poder?o justificar persegui??o pol?tica e descumprimento do partido de seu programa.

Para o presidente do TSE, Marco Aur?lio Mello, a aplica??o da regra da fidelidade partid?ria deve valer para todos os pol?ticos -sejam eleitos pelo sistema proporcional ou majorit?rio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES