TSE nega pedido de “dissidentes” e mantém apoio do PP a Dilma

Os dissidentes também avaliam apresentar um agravo regimental ao TSE

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou nesta sexta-feira (27) pedido da ala dissidente do PP (Partido Progressista) para cancelar a decisão da Executiva Nacional da sigla que definiu apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

O ministro Henrique Neves da Silva, do TSE, argumentou que a ação apresentada pelos dissidentes não comprova que normas previstas pelo estatuto do partido foram desrespeitadas pela cúpula que aprovou a aliança com o PT.

"Embora existam referências genéricas sobre a não observância das normas estatutárias, os autores não demonstraram quais regras teriam sido violadas e sequer instruíram a ação com cópia do estatuto", afirma o ministro.

Henrique Neves também diz, na decisão, que o caso deve ser examinado pelo próprio partido, uma vez que a ação pede que seja cancelada a convenção do PP que transferiu a decisão sobre a aliança à Executiva Nacional. "A possibilidade de renovação ou não da convenção partidária para que se alcance a segurança pretendida pelos autores é questão a ser examinada pelas instâncias partidárias próprias", diz o ministro na decisão.

Outro argumento do ministro é que a anulação da convenção poderia anular todas as candidaturas do PP que serão homologadas com base no encontro do partido. Não haveria tempo, segundo Henrique Neves, para a realização de uma nova convenção do PP ?já que o prazo previsto pela legislação eleitoral termina segunda-feira (30).

Com a negativa do TSE, integrantes da ala dissidente do PP estudam tomar outras medidas judiciais para tentar suspender a aliança nacional do PT. Uma delas seria ingressar com mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) ou STJ (Superior Tribunal de Justiça) para impugnar a presença do PP na chapa presidencial de Dilma.

Os dissidentes também avaliam apresentar um agravo regimental ao TSE para que o pleno da corte se manifeste sobre a decisão de Henrique Neves ?tomada individualmente.

CONFUSÃO

Liderados pela senadora Ana Amélia (PP-RS), os membros do PP contrários ao apoio à reeleição de Dilma queriam anular a convenção e impedir o registro de todas as candidaturas que seguissem a coligação nacional com o PT.

O grupo argumenta que, durante a convenção, o presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), deu um "golpe" ao aprovar apenas a resolução que transferia a decisão para a Executiva. Nogueira não colocou em votação outra proposta, apresentada pelo grupo "dissidente" que declarava a neutralidade do PP na disputa pela Presidência da República.

A reunião da Executiva durou poucos minutos e ocorreu a portas fechadas, sem a convocação oficial dos seus integrantes. Nogueira negou que tenha praticado um "golpe" ao afirmar que a maioria do partido defende a aliança com o PT.

Na convenção, não foram colhidos votos dos integrantes da sigla para a aprovação da resolução, que ocorreu em menos de um minuto durante a convenção. Nogueira teve que deixar o auditório no Senado onde foi realizada a convenção escoltado por seguranças. Ele quase foi agredido fisicamente por integrantes do PP contrários ao apoio a Dilma, entre eles o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES