TSE oficializa nesta sexta Dilma como presidente do Brasil

Lula não deverá ir à cerimônia, mas fará coquetel não programado para presidente eleita.

Diplomação:Dilma estará acomoanhada de familiares. | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente eleita Dilma Rousseff e seu vice Michel Temer serão diplomados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta sexta-feira (17). A cerimônia atesta que ambos foram efetivamente eleitos e que estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro.

A solenidade ocorrerá na sede do tribunal e será restrita a 250 convidados entre autoridades, familiares e amigos. Desses, apenas cem terão lugar no plenário onde Dilma e Temer estarão porque a capacidade do local é para 78 pessoas. O cerimonial acrescentará 36 cadeiras no local.

A diplomação deve durar cerca de uma hora. Depois da abertura, feita pelo presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, Dilma e Temer entrarão no auditório, onde será executado o Hino Nacional. Em seguida, receberão das mãos do ministro um diploma que atesta a vitória nas urnas. Com a diplomação, os eleitos se habilitam a exercer o mandato que conquistaram.

A presidente eleita deverá fazer um breve discurso e logo após o presidente do TSE encerrará a sessão com um pronunciamento. Dilma e Temer vão receber cumprimentos em um salão ao lado do Plenário.

A data escolhida para a diplomação de Dilma e Temer é o último dia do prazo previsto no calendário eleitoral. Governadores e parlamentares são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais, que podem escolher qualquer data até o prazo limite para diplomar governadores, senadores e deputados.

Após a diplomação, Dilma e Temer terão uma festa no Itamaraty. Os 400 convites foram enviados em nome do presidente Lula e da primeira-dama, Marisa Letícia, que são presenças confirmadas, já que Lula não deverá assistir à solenidade no TSE.

A recepção no Itamaraty não estava programada, mas foi marcada por falta de espaço no TSE. O Ministério das Relações Exteriores é o responsável pela contratação do buffet e pela organização do evento. Já os critérios da cerimônia, convidados e programação, serão definidos pela equipe de transição.

Diplomação de Lula

Em 2006, a diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva correu o risco de ser adiada porque as contas de sua campanha foram rejeitadas pela Secretaria de Controle Interno do TSE. Técnicos apuraram que R$ 10,3 milhões de dívidas da campanha foram repassadas ao PT. O tesoureiro teve de corrigir as contas e submetê-las novamente ao tribunal.

O adiamento foi cogitado porque, pela Lei Eleitoral, deveria haver um intervalo de oito dias entre a aprovação das contas de campanha e a diplomação. Nove dias antes da diplomação, no entanto, os ministros do TSE, em uma reunião, entenderam que esse intervalo é o prazo máximo, e não o mínimo.

Assim, a diplomação de Lula foi mantida mesmo depois de o tribunal ter aprovado suas contas na noite anterior à cerimônia.

Em sua primeira diplomação, em 2002, Lula se emocionou por diversas vezes.

- Se havia alguém no Brasil que duvidava que um torneiro mecânico, saído de uma fábrica, chegasse à Presidência da República, 2002 provou exatamente o contrário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES