TSE propõe obrigações para redes e regras para inteligência artificial

As normas, para serem aplicadas nas eleições, precisam ser aprovadas até março deste ano.

Novas resoluções do TSE | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foram divulgados, nesta quarta-feira, 3, os rascunhos das resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes às eleições de 2024. A relatoria do processo de revisão está a cargo da ministra Cármen Lúcia, que ainda apresentará as versões finais para apreciação do plenário da corte. Antes da aprovação, o processo prevê a realização de audiências públicas no final de janeiro. As normas, para serem aplicadas nas eleições, precisam ser aprovadas até março deste ano.

Na minuta da resolução sobre propaganda eleitoral, destaca-se a proposta de novas obrigações para as redes sociais, especialmente no combate às fake news sobre as urnas e a integridade das eleições.

Um dos pontos sugere que as redes sociais que permitam a veiculação de conteúdo eleitoral devem adotar medidas para impedir ou reduzir a circulação de conteúdo ilícito que prejudique a integridade do processo eleitoral. Isso inclui a garantia de mecanismos eficazes de notificação, acesso a canais de denúncias e ações corretivas e preventivas.

A minuta não especifica se as plataformas estarão sujeitas a penalidades ou multas em caso de descumprimento. Além disso, propõe que as redes sociais que oferecem serviços de impulsionamento sejam obrigadas a manter ferramentas de transparência sobre a publicidade, incluindo informações sobre valores e responsáveis pelo pagamento.

Uma novidade relevante na minuta diz respeito ao uso de conteúdos fabricados ou manipulados. O texto estipula que, quando houver manipulação de imagens ou sons por meio de tecnologias digitais, incluindo inteligência artificial, isso deve ser explicitamente informado. O descumprimento pode resultar em detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de multa, conforme previsto no artigo 323 do Código Eleitoral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES