TSE rejeita recurso e mantém cassação do ex-deputado Deltan Dallagnol

Em maio deste ano, o tribunal concluiu que Deltan Dallagnol não poderia ter concorrido às eleições de 2022

Deltan Dallagnol segue cassado | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (13), a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou contra o recurso apresentado pelo ex-deputado federal Deltan Dallagnol, do Pode-PR, para anular a decisão que cassou seu mandato. Até o momento, cinco dos sete ministros da Corte se manifestaram a favor da manutenção da cassação do ex-procurador da Operação Lava Jato. Este julgamento está ocorrendo no plenário virtual do TSE.

Em maio deste ano, o tribunal concluiu que Deltan Dallagnol não poderia ter concorrido às eleições de 2022, uma vez que ele deixou o Ministério Público Federal (MPF) durante a tramitação de processos administrativos disciplinares contra ele no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A questão da elegibilidade de Deltan Dallagnol foi contestada pela federação formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no estado, bem como pelo candidato a deputado Oduwaldo Calixto, do Partido Liberal (PL). Antes de chegar ao TSE, a Justiça Eleitoral do Paraná havia rejeitado a alegação de inelegibilidade de Deltan.

Em junho, a Câmara dos Deputados declarou a perda de mandato do deputado. O suplente do Podemos, Luiz Carlos Hauly, tomou posse na vaga deixada pelo ex-procurador. Este desdobramento representa um capítulo importante na carreira de Deltan Dallagnol, que ganhou destaque nacional por seu papel nas investigações da Operação Lava Jato e agora enfrenta as consequências políticas de sua saída do MPF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES