TSE rejeita revisão eleitoral em Parnarama

O pedido de revisão do eleitorado de Parnarama foi feito pela Comissão Municipal do Partido Verde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sess?o administrativa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou pedidos de revis?o do eleitorado em tr?s munic?pios brasileiros: Jequitib?, em Minas Gerais, Divino de S?o Louren?o, no Esp?rito Santo, e Parnarama, no Maranh?o.

Em todos os casos as decis?es foram un?nimes e levaram em considera??o o impedimento imposto pelo artigo 58 da Resolu??o 21.538/2003 do TSE, segundo o qual n?o ser? realizada revis?o de eleitorado em ano de elei??o, salvo em situa?es excepcionais autorizadas pelo TSE ? o que n?o ocorreu nos tr?s casos.

Parnarama/MA

O pedido de revis?o do eleitorado de Parnarama foi feito pela Comiss?o Municipal do Partido Verde (PV), sob a alega??o de que o eleitorado ? quase 65% superior ? popula??o residente na cidade, conforme dados do IBGE, relativos ao ano de 2007.

Segundo o PV, o ?ndice supera o limite imposto pelo artigo 92 da Lei das Elei?es (Lei 9.504/97). O relator da a??o, ministro Felix Fischer, tamb?m rejeitou o pedido com base na impossibilidade de realizar revis?o eleitoral em ano de elei??o.

Em 2007, o TSE autorizou a revis?o de eleitorado em 27 munic?pios do Maranh?o, entre os quais n?o constou o Munic?pio de Parnarama.

Jequitib?/MG

O pedido de revis?o do eleitorado de Jequitib? (MG) foi feito pelo TRE por suspeita de que o n?mero de eleitores supera em 65% a popula??o local. Ao analisar a a??o, o ministro Joaquim Barbosa aceitou parecer da Corregedoria-geral Eleitoral para considerar o pedido incab?vel.

Segundo o ministro, em 2007 foi determinada pelo TSE a realiza??o de revis?o de eleitorado em 175 munic?pios do estado de Minas Gerais, entre os quais n?o constou o Munic?pio de Jequitib?.

Divino de S?o Louren?o/ES

O pedido de revis?o do eleitorado do munic?pio de Divino de S?o Louren?o, pertencente ? 13? Zona Eleitoral ? Gua?u? foi feito pelos Diret?rios Municipais do PMDB junto com outros partidos que consideraram estranho o crescimento do eleitorado.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE), a popula??o local cresceu 11% no per?odo de um ano. Os partidos argumentam na a??o que h? uma despropor??o entre o n?mero de eleitores e o de habitantes. Mas ao analisar o caso, o ministro-relator, Fernando Gon?alves, desconsiderou o cabimento do pedido.

Em 2007 o TSE determinou a revis?o de eleitorado em 12 munic?pios do do Esp?rito Santo, entre os quais n?o constou o munic?pio de Divino de S?o Louren?o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES