TSE: Relator diz que não é possível ignorar mentiras e discurso violento

O ministro Benedito Gonçalves é o relator do processo que poderá tornar Bolsonaro inelegível por oito anos

Ministro Benedito Gonçalves | Marcelo Moryan/MTur Destinos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, afirmou hoje, terça-feira (27), ao apresentar seu voto no processo movido contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não se pode ignorar discursos antidemocráticos permeados de mentiras e violência. Ele também defendeu novamente a inclusão, no processo contra Bolsonaro, do documento golpista apreendido em janeiro deste ano na residência do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

ministro Benedito Gonçalves é o relator do processo que poderá tornar Bolsonaro inelegível por oito anos. Ele começou a detalhar os argumentos de seu voto na noite desta terça-feira, no segundo dia de julgamento no TSE.

"Devido à sua grande importância e impacto no discurso eleitoral e na vida política, não podemos fechar os olhos para os efeitos antidemocráticos de discursos violentos e mentiras que questionam a credibilidade da Justiça Eleitoral", afirmou, enfatiznado que a divulgação de notícias falsas tem o potencial, em teoria, de prejudicar bens jurídicos eleitorais difusos, desde que sejam efetivamente graves e se enquadrem no conceito de abuso", declarou Benedito.

Após a conclusão do voto de Benedito, os outros seis membros do tribunal eleitoral também votarão. A expectativa é que o julgamento seja concluído na próxima sessão, marcada para as 9h de quinta-feira (29). A inclusão do documento apreendido pela Polícia Federal que tratava da possibilidade de um estado de defesa após a eleição de Lula está sendo questionada pelos advogados de Bolsonaro.

Benedito afirmou que a inclusão do documento não vai contra a tese estabelecida no julgamento que absolveu a chapa de Dilma Rousseff/Michel Temer em 2017. "A admissibilidade do decreto de estado de defesa não contradiz, revoga ou vai contra nossa jurisprudência", afirmou, reiterando uma posição anterior.

A ação contra o ex-presidente da República foi protocolada pelo PDT tem como alvo, além de Bolsonaro, o ex-ministro Walter Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente na chapa derrotada do PL em 2022. O ex-presidente é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores realizada em julho do ano passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES