TSE suspende propaganda de Serra com acusações a Dilma

Segundo ministro propaganda do PSDB traz informações falsas

Avalie a matéria:
Serra | Arquivo

O ministro Henrique Neves, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), determinou a suspensão liminar da propaganda da coligação de apoio ao candidato José Serra que dizia que o ?governo da Dilma? não havia repassado quaisquer valores para as Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em 2009. O programa foi veiculado na tarde deste sábado (23).

Sobre imagens de uma sede de uma Apae, o locutor do programa do candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, cita diversas ações.

- Recursos para a educação básica: zero. Para a compra de veículos escolares: zero. Para o programa de atendimento especializado: zero. Para o programa de formação de professores e profissionais: zero?.

E ao final da propaganda de Serra, o presidente da Federação das Apae declara que ?isso mostra que, cada vez mais, a destinação de recursos para as entidades sem fins lucrativos vem sendo reduzida?.

Para a coligação da candidata do PT, Dilma Rousseff, o fato narrado na propaganda adversária é ?sabidamente inverídico?. E que, nesse sentido, a própria fala do presidente da Federação das Apae, por si, seria suficiente para demonstrar a inverdade da informação, pois se a verba vem sendo reduzida, não há como afirmar ser ela igual a zero.

Decisão

Segundo o ministro Henrique Neves em sua decisão ? se algo é reduzido não é zero?.

- O certo é que a imagem que se passa ao eleitor comum é que não foram transferidos quaisquer recursos às Apaes, o que não corresponde exatamente à verdade, pois, como bem assevera o representante, o próprio presidente da Federação das Apaes informa que cada vez mais, a destinação de recursos para entidades sem fins lucrativos vem sendo reduzida.

Presente os fatos o ministro deferiu a ?a liminar para determinar que a coligação representada [O Brasil pode Mais] se abstenha de reproduzir a propaganda na forma e características expostas no relatório desta decisão?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES