Tucanos vão ao TSE contra PT, Lula e Dilma Rousseff

A outra representação questiona o fato de o PT ter comparado o governo atual com gestões passadas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O PSDB entrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com duas representações acusando o PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, de terem feito campanha antecipada. As representações foram protocoladas na quarta-feira (1).

Uma das ações diz que, no dia 29 de maio, Lula e Dilma inauguraram um complexo poliesportivo construído no Rio de Janeiro com dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com o PSDB, o presidente teria feito de seu discurso durante o evento um ?palanque para as eleições de 2010? em favor da ministra.

A outra representação questiona o fato de o PT ter comparado o governo atual com gestões passadas no programa do partido na TV, que foi ao ar um dia antes do evento no Rio. Segundo o PSDB, os petistas teriam extrapolado o "limite da mera divulgação pragmática" para fazer propaganda eleitoral. ?É incontroverso que caracteriza propaganda eleitoral aquela que contrapõe uma gestão a outras?, dizem os tucanos na representação.

A Presidência da República informou que não vai comentar o assunto. O G1 entrou em contato com o Diretório Nacional do PT e a Casa Civil, mas ainda não obteve resposta.

O PSDB pede, além de multa para Lula, Dilma e o partido, a cassação do direito de transmissão de novas propagandas políticas do PT. As representações não têm data para serem julgadas.

Em maio, o TSE negou representação semelhante dos tucanos. O PSDB havia acusado o presidente e a ministra de terem feito campanha antecipada durante um encontro com prefeitos que aconteceu em fevereiro, em Brasília.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES