Um dia após Blinken, Lula recebe o chanceler russo Sergey Lavrov

Encontro de Lula e Lavrov acontece às vésperas do aniversário de dois anos do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Um dia após Blinken, Lula recebe o chanceler russo Sergey Lavrov | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na véspera do segundo aniversário do início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá um encontro nesta quinta-feira (22/2) às 18h, no Palácio da Alvorada, com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, está no país para participar da primeira reunião de chanceleres do G20, sendo o Brasil o atual presidente do bloco. O tema da agenda ainda não foi divulgado.

Este encontro marca a segunda visita de Lavrov durante o atual mandato do presidente Lula. Em abril do ano passado, o chanceler russo esteve no Brasil, destacando na ocasião que ambos os países compartilham uma "visão similar" em relação aos eventos globais, em uma alusão indireta à situação na Ucrânia.

A reunião desta quinta chegou a ficar ameaçada devido a um problema de desabastecimento da aeronave que transporta o chanceler russo. De acordo com reportagem do Valor Econômico, o avião pode ficar sem combustível pois a Vibra, antiga BR-Distribuidora, não garante o abastecimento à aeronave russa por temer sanções dos Estados Unidos. O aeroplano foi abastecido com 15 mil litros antes de chegar o Brasil.

O diplomata russo terá um espaço em meio à agenda apertada do presidente nesta quinta. À tarde, Lula participará da posse de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e, em seguida, emenda uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e um “happy hour” com líderes partidários, no Palácio da Alvorada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES