Usar anabolizantes pode causar danos permanentes, alerta Associação

Entre os efeitos da substância estão tremores, acne severa, aumento da pressão sanguínea, tumores no fígado e pâncreas, aumento da agressividade.

Associação emite alerta sobre uso de anabolizantes | TV Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) emitiu um alerta sobre os riscos do uso de testosterona, popularmente conhecida como anabolizante, sem acompanhamento médico. A SBEM destaca que o uso dessa substância tem se tornado um sério problema de saúde pública, com o aumento frequente de complicações.

"O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais tanto em homens quanto em mulheres, tais como aumento de acnes, queda de cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores hepáticos, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranoia, alucinações, psicoses, coágulos sanguíneos, retenção de líquidos no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças transmissíveis", declara a SBEM.

O Dr. Renato Redorat, membro da SBEM e coordenador de Endocrinopatias da Associação Brasileira de Medicina e Saúde Sexual, ressalta que os problemas de saúde causados pelo uso de hormônios sem orientação médica podem não se manifestar imediatamente.

"Quando se utiliza em doses acima do normal, os malefícios podem não ocorrer no primeiro uso, mas podem acarretar problemas no futuro, como alterações cerebrais, comportamentais, agressividade e infertilidade. A dificuldade em ter um filho no futuro muitas vezes não é considerada pelo paciente", relata.

O médico alerta que o uso do hormônio testosterona sem indicação médica pode acarretar problemas tanto em homens quanto em mulheres, sendo estes potencialmente mais graves para as mulheres. "Há malefícios, inclusive quando utilizado por homens. Agora, imagine nas mulheres, que representam mais da metade dos usuários no Brasil. Essas características podem ser mais deletérias para elas do que possam imaginar. Quando fazemos reposição hormonal em mulheres trans, sabemos que o uso de testosterona, mesmo em doses fisiológicas, não trará certos benefícios devido à base biológica feminina", ressalta.

O Ministério da Saúde enumera uma série de efeitos adversos da substância.Entre elas estão tremores, acne severa, aumento da pressão sanguínea, tumores no fígado e pâncreas, aumento da agressividade, podendo resultar em comportamentos violentos. Além disso, a pasta menciona os efeitos crônicos causados pelo consumo indevido dos anabolizantes, como redução na quantidade de esperma, calvície, crescimento irreversível das mamas e impotência sexual.

Na última quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a Operação Minotauro, que combate um esquema de venda ilegal de anabolizantes. Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará. As investigações indicaram que diversas encomendas vindas da Holanda e da China continham testosterona em pasta, utilizada para a fabricação dos anabolizantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES